Pesquisa para prefeito de Curitiba mostra cidade sem favorito absoluto

Luciano Ducci, Ney Leprevost e Eduardo Pimentel saem na frente na disputa pela prefeitura, mas outros nomes, como Beto Richa, também têm bons índices

Uma nova rodada de pesquisa de intenção de votos divulgada nesta quinta (14) pelo Paraná Pesquisas mostra que, faltando menos de dez meses para a escolha do novo prefeito, Curitiba não tem um candidato que possa ser considerado favorito absoluto. Vários nomes da centro-direita e da direita aparecem embolados, dividindo a liderança dependendo do cenário pesquisado.

No cenário 1, quatro candidatos aparecem tecnicamente empatados. O ex-prefeito Luciano Ducci (PSB) e o deputado estadual Ney Leprevost (União) surgem com 16,2% e 16% das intenções de voto. Abaixo deles, mas ainda empatados em função da margem de erro da pesquisa, estão o ex-governador Beto Richa (PSDB), com 13,5%, e o atual vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), com 12,6%.

Em um segundo cenário da pesquisa, com sete candidatos, os resultados se repetem, com Ducci liderando novamente com 22,1% das intenções de voto, seguido por Leprevost (19,6%) e Pimentel (15,9%). Em seguida aparecem os nomes de Paulo Martins (10,8%), Goura (7,3%), Fernanda Dallagnol (6,9%) e Luizão Goulart (3,4%).

Leia também: Greca chega a ano eleitoral com 73% de aprovação em Curitiba

Os cenários 3 e 4 também destacam Ducci, Leprevost e Pimentel como os candidatos com maior intenção de voto. Contudo, ao avaliar um possível segundo turno entre esses candidatos, a pesquisa indica um desafio para Eduardo Pimentel, atual vice do prefeito.

Em confrontos diretos entre os candidatos do PSB e PSD, Ducci é apontado como opção de voto por 44% dos entrevistados, enquanto Pimentel foi o preferido de 31,7%. Na disputa entre União Brasil e PSD, Leprevost seria escolha de 41,8% dos entrevistados, com Pimentel alcançando 32,4%. No embate entre Ducci e Leprevost, 40,4% dos entrevistados votariam em Ducci, enquanto 35,1% optaram por Leprevost.

Quanto à rejeição eleitoral, 50,8% dos entrevistados afirmaram que não votariam de jeito nenhum em Beto Richa. Em seguida, aparecem Goura (12,0%), Ducci (11,7%), Leprevost (9,3%), Maria Victoria (8,9%), Pimentel (8,5%), Paulo Martins (7,8%), Fernanda Dallagnol (7,5%), Luizão Goulart (7,2%), Ilana Lerner Hoffmann (7,0%) e Carol Dartora (6,5%). Outros 10,9% dos entrevistados não responderam ou não souberam responder e 9,8% indicaram que poderiam votar em todos os candidatos.

Em uma análise espontânea para o cargo de prefeito de Curitiba, o atual prefeito Rafael Greca (PSD) foi mencionado como opção de voto por 11,4% dos entrevistados, seguido por seu vice, Eduardo Pimentel, com 2,5% das intenções de voto. Greca, porém, está no fim do segundo mandato consecutivo e não pode ser candidato.

Confira a pesquisa completa (aqui).

Metodologia: O levantamento entrevistou 825 eleitores do município de Curitiba, com 16 anos ou mais, entre os dias 10 e 12 de dezembro de 2023. A margem de erro é de 3,4 pontos para mais ou para menos.

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Pesquisa para prefeito de Curitiba mostra cidade sem favorito absoluto”

  1. Acho que o nome de Renato Freitas deveria aparecer na pesquisa, principalmente nesse momento. E no campo oposto, sempre penso que poderiam sondar Fernanda Richa em vez de Beto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima