Percurso por locais da ditadura em Curitiba está com inscrições abertas

Trajeto é feito a pé e vai do Shopping Curitiba até a Reitoria da UFPR; próximo percurso será no dia 26

Curitiba foi palco de diversos atos de repressão e resistência durante a ditadura militar, regime que deixou 434 pessoas mortas ou desaparecidas no Brasil entre 1964 e 1985. É possível conhecer alguns desses locais no percurso “Caminhos da Memória”. Organizada pelo LUME, espaço voltado à preservação da memória dos anos da ditadura, a próxima edição do percurso acontece no sábado, 26 de agosto.

O trajeto tem início às 9h30 nas escadarias do Shopping Curitiba e termina às 11h30 na Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Feito a pé, o percurso passa por diversos locais de repressão, resistência, cultura e sociabilidade que existiram durante o regime ditatorial na capital paranaense.

A mediação fica por conta da doutoranda em História pela UFPR Stella Castanharo, que já mapeou mais de 60 lugares de passagem onde ocorreram detenções, torturas, movimentações estudantis e sindicais, greves e conflitos, tudo durante a ditadura militar em Curitiba.

“Eu tento entender como essa cidade vivia nesse período. Como elas se conectavam com o espaço e como eram as experiências das pessoas”, afirma Castanharo.

A historiadora Stella Castanharo estuda os lugares de memória da ditadura militar em Curitiba. Foto: Cecília Zarpelon/Plural

Inscrição para o percurso

As inscrições devem ser feitas por meio deste formulário até às 15h do dia 24 de agosto (quinta-feira). Serão disponibilizadas 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição.

A equipe do LUME confirmará a inscrição por e-mail.

Leia mais: LUME é espaço de reflexão sobre as feridas da ditadura em Curitiba

Serviço

Percurso Caminhos da Memória

Data: 26 de agosto de 2023 (sábado)

Horário: das 9h30 às 11h30

Saída: escadaria do Shopping Curitiba (rua Brigadeiro Franco, 2300 – Centro)

Chegada: Reitoria da UFPR (rua XV de Novembro, 1299 – Centro)

O evento é gratuito e exige inscrição prévia.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima