Mulheres indígenas divulgam sua cultura em dois eventos em Curitiba

De acordo com Ceia Kanhgág, que é responsável pela Casa de Passagem Indígena, junto os eventos são de grande importância para que a comunidade conheça melhor a cultura originária

As mulheres indígenas ligadas à Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba (CPCI) estarão presentes em dois eventos nesta semana. O primeiro deles é a Feira de Economia Solidária, que ocorrerá nos dias 4 a 6 de setembro, das 9h às 18h, no Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP). O segundo evento está agendado para o dia 6 de setembro, das 13h30 às 19h30, com a exibição do documentário “Projeto Nacional Amazônia”, na Cinemateca.

A Feira de Economia Solidária reunirá artesãos e produtores de Curitiba e Região Metropolitana para expor e vender trabalhos artesanais, produtos agroecológicos e alimentos. Este evento contará com a presença de empreendimentos sustentáveis e diversas atrações convidadas pela ECOSOL Economia Solidária. As mulheres indígenas da etnia Kaingang estarão expondo produtos artesanais, incluindo cestos.

Na Cinemateca, as mulheres indígenas participarão de um debate sobre o audiovisual produzido pelo Projeto Jovens do Futuro, que tem como objetivo retratar a temática da Amazônia e as questões climáticas relacionadas a ela e ao presente.

Leia também: TJPR suspende despejo de famílias da Britanite

De acordo com Ceia Kanhgág, coordenadora local da Casa de Passagem e Cultura Indígena junto com o articulador Silas Ubirajara Donato de Oliveira, esses dois eventos são de grande importância para que a comunidade curitibana possa conhecer melhor as mulheres indígenas e suas criações artesanais.

Segundo ela, trata-se de uma oportunidade para compreender que um cesto não é apenas um objeto para venda, mas sim que ele carrega consigo uma história em cada detalhe de sua obra.

A presença das mulheres indígenas na feira também tem como objetivo transmitir à sociedade um conhecimento significativo sobre o que é e como funciona a organização da Casa de Passagem e Cultura Indígena de Curitiba.

Serviço

O quê: Feira de Economia Solidária.

Onde: Espaço Cultural da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP),  Praça Nossa Senhora de Salete, s/n – Centro Cívico.

Quando: De 4 a 6 de setembro, das 9h às 18h.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima