Médico sírio que interrompeu estudos para fugir da guerra conclui mestrado na UFPR

Mohamad Feras Al-lahham, que teve seu sonho interrompido por conta da Guerra da Síria, obteve na UFPR o título de mestre

Na segunda sexta-feira deste mês de setembro, o médico sírio Mohamad Feras Al-lahham defendeu sua disertação de mestrado na Universidade Federal do Paraná (UFPR). O caminho de Mohamad até o título de mestre foi árduo. Ele deixou a cidade de Damasco, na Síria, rumo a Curitiba, acompanhado de sua mãe e três irmãos, em 2013, após ver uma Guerra Civil no país acabar com sua chance de viver em segurança com a família em sua terra natal. Chegando ao Brasil, o médico buscou formas para revalidar o seu diploma e o seu título de otorrinolaringologia.

Como não falavam o idioma local, Mohamed e sua família se matricularam num curso de português para estrangeiros. Aprender o idioma fez com que pudesse retomar a carreira acadêmica no país.

Em 2016, ele procurou o Complexo Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Paraná (CHC/UFPR) buscando informações sobre como dar continuidade aos estudos. Em contato com o professor e chefe do serviço de otorrinolaringologia do CHC/UFPR, Rogério Hamerschmidt, recebeu não somente orientação sobre o Programa de Pós-Graduação, mas também apoio e acolhimento. 

Mohamad ao lado de seu orientador

O professor Hamerschmidt deu todo o auxílio necessário para que o médico ingressasse no Programa de Pós-Graduação em Clínica Cirúrgica, onde pôde realizar sua pesquisa para o mestrado em anatomia da cóclea em adultos e crianças. O professor se tornou orientador durante todo o período, fazendo reuniões inclusive nos fins de semana e nos feriados.

Tudo isso culminou para que Mohamad Feras Al-lahham finalmente conseguisse seu título de mestre. Para ele, o suporte que a universidade o concedeu fez toda a diferença para a sua trajetória:

“A UFPR e o CHC abriram as portas para mim, acolheram-me e me abraçaram igual a qualquer aluno. Eu me sinto muito feliz e orgulhoso por ter feito o mestrado aqui nessa grande universidade. Sinto muito orgulho de ter o professor Rogério como meu orientador e em me considerar um filho dessa instituição. Vim da Síria, mas agora me considero completamente brasileiro!”, diz.

Agora, o próximo passo do médico é se dedicar para a escrita de uma autobiografia que pretende lançar ainda em 2021, contando sua trajetória.

Matéria produzida por Jully Ana Mendes sob a orientação de João Frey e informações da Sucom/UFPR 

Sobre o/a autor/a

5 comentários em “Médico sírio que interrompeu estudos para fugir da guerra conclui mestrado na UFPR”

  1. Edmilson Gonçalves da Silva

    Mohamad cursou estágios, necessários à dupla diplomação, na UFRGS. O período cursado entre junho de 2015 e abril de 2016, tendo como local de exercício o Hospital de Clinicas de Porto Alegre.

  2. ALMIR MESSIAS PINA

    Parabéns ao Professor Ricardo e o HC/UFPR pelo acolhimento ao médico Mohamad. Parabéns ao médico Mohamad pela dedicação. O sofrimento do povo sírio é muito grande.

  3. Parabéns ao dr Mohamad pela sua dedicação e esforço, nessa sua difícil trajetória! Parabéns também ao professor dr Rogério Hamerschimidt pela sua sensibilidade em apoiar as pretensões do dr Mohamad!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima