Mãe procura diário e fotos da filha falecida | Jornal Plural
16 abr 2021 - 15h49

Mãe procura diário e fotos da filha falecida

Ela espalhou cartazes por Curitiba e Pinhais, onde perdeu o caderno e as poucas imagens impressas da jovem

Greyce Keli tinha 20 anos quando se foi, em julho de 2008. No dia seguinte à morte, sua mãe, Laura Gonçalves Garcia, decidiu escrever sobre a dor que a consumia, na tentativa de aliviar a angústia e voltar a conversar com a filha. Dentro do diário, as poucas fotos impressas que ficaram da jovem. O material estava sempre em casa, mas, naquele início de janeiro de 2021, Laura decidiu levar consigo para o Centro de Curitiba, numa sacola plástica branca.

Atendente escolar e moradora de Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, a mãe carregou o diário para mandar fazer um quadro com as fotos. Na volta, parou no supermercado Carrefour, próximo do Jardim Amélia, onde reside, e só foi perceber a falta da sacola depois que chegou em casa. “Foi desesperador. Eu voltei lá no mesmo dia, procurei por tudo, voltei várias vezes, por vários dias, perguntei pra todo mundo, mas ninguém achou”, conta ela, em lágrimas.

Três meses depois, Laura ainda tem esperança. Escreveu uma carta, na qual expressa sua dor e o sentimento por ter perdido algo que representava tanto para ela. O texto começa assim: “Socorro! Por favor me ajudem, sou uma mãe desesperada…”

Ela relata onde perdeu e pede para quem encontrou ter “compaixão e piedade” e devolver. “Não tenho mais nada a não ser a dor que carrego em meu peito.”

Ao Plural, Laura se emocionou falando da filha e dos objetos perdidos – e preferiu não entrar em detalhes sobre a morte da garota. “Eram as únicas fotos que eu tinha da minha filha e agora eu não tenho mais nada. Eu sofro muito com a morte dela e o diário era pra eu desabafar, chorar. Agora não sobrou nada.”

A mãe lembra que no caderno não há nome completo, endereço, telefone nem outra informação que possa identificar o autor. “Então decidi colocar essa carta em todos os lugares. Deixei no Centro de Curitiba, nos terminais, dentro dos ônibus, nos mercados, distribuidora de bebidas, nas lojas, até na delegacia eu entrei e coloquei no banheiro. Fiquei com vergonha, com muito receio de dizer alguma coisa, pois foi uma perda e eu não sabia como pedir ajuda pra polícia. Então decidi escrever essa carta, tirei vários xerox e tenho esperança que vou encontrar meu diário com as fotos da Greyce.”

Nas redes sociais

A história foi parar em um grupo do Facebook, num post que já tem mais de dois mil comentários. Quem tirou a foto e fez a postagem foi Ester Martins. “Eu encontrei a carta no banheiro do terminal de Pinhais ontem. Não imagino a dor que ela deve estar sentindo, pois podemos ter lembranças das coisas, mas as fotos fazem nossas lembranças se manterem vivas. Perdi meu cartão de memória com todas as fotos da minha filha bebê, hoje com 3 anos, e depois de uns dias achei, mas fiquei muito triste. Me coloquei no lugar dela e decidi postar no grupo pra tentar ajudar”, explica Ester.

Post tem mais de 2,6 mil comentários. Foto: Reprodução Facebook

Depois disso, Laura já recebeu diversas ligações de mulheres com palavras de ânimo e esperança. “Mas até agora, ninguém disse que está com eles. É uma sensação horrível, eu tô sofrendo muito, já não tenho mais ela e ainda fui perder a sacolinha com as poucas coisas que me sobraram”, emociona-se a mãe.

Se alguém tiver notícias do diário e das fotos de Laura, que não tem conta em redes sociais, pode entrar em contato direto com ela pelos telefones (41) 3669-9225 e (41) 99776-6541, ou mesmo com o Plural via redes sociais.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias