Lula condena “truculência policial” contra Renato Freitas. Veja outras reações

Além do ex-presidente, deputados, senadores e o PT reagiram à detenção do vereador pela Guarda Municipal

O ex-presidente Lula (PT) comentou em seu Twitter a detenção do vereador Renato Freitas (PT), que aconteceu na noite de ontem, em Curitiba. Lula afirmou que o parlamentar foi “vítima de truculência policial”. Renato foi detido enquanto protestava contra o presidente Jair Bolsonaro.

Gleisi Hoffmann, deputada federal pelo Paraná e presidente nacional do PT também comentou o caso. “Nosso vereador de Curitiba, Renato Freitas, negro, representante da periferia, foi preso pela guarda municipal por enfrentar provocação bolsonarista quando convocava para o ato ForaBolsonaro de amanhã. Isso tem de parar, a violência de Bolsonaro se alastra pelas polícias”, escreveu em seu Twitter.

O perfil oficial do PT nas redes sociais também condenou a ação da Guarda contra o vereador.

A prisão repercuritu também entre parlamentares de outros estados. O senador Rogério Carvalho (PT-SE), afirmou que se trata de “mais um flagrante caso de abuso de autoridade que atenta contra a Democracia e o Estado de Direito”.

Para o deputado estadual Goura (PDT), esta foi “mais uma ação desproporcional e excessiva da Guarda Municipal contra o vereador Renato Freitas em Curitiba”.

A Guarda Municipal sustenta que a operação foi regular e dentro dos protocolos da corporação.

“A Guarda Municipal informa que todos os procedimentos estavam dentro do Protocolo de Operações Padrão. Foi utilizado contato verbal através da negociação e mediação de conflitos e, posteriormente, o uso de energia moderada para contenção do vereador para resguardar a integridade física de todos”.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Lula condena “truculência policial” contra Renato Freitas. Veja outras reações”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima