Grupo Pátria vence leilão do primeiro lote dos pedágios no Paraná

Empresa ofereceu 18,25% de desconto sobre a tarifa; previsão é que ela assuma 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais em 2024

A Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, do Grupo Pátria, é a nova responsável pela administração de 473 quilômetros de rodovias estaduais e federais no Paraná. A empresa venceu a disputa pelo primeiro lote do novo modelo de pedágios do estado durante leilão realizado nesta sexta-feira (25), na Bolsa de Valores de São Paulo, a B3.

O pacote inclui estradas que passam por Curitiba, Região Metropolitana, Centro-Sul e Campos Gerais. O Grupo Pátria arrematou tudo com um desconto de 18,25% sobre a tarifa básica do pedágio. 

A previsão é de que a empresa assuma as rodovias no começo de 2024. O contrato será de 30 anos, com possibilidade de prorrogação por outros cinco.

Leilão

Além da Infraestrutura Brasil Holding XXI S.A, o Consórcio Infraestrutura Paraná, do Grupo Equipav, também disputava a concessão, com uma proposta de desconto de 8,3%. Conforme o modelo do leilão, venceria a empresa que oferecesse o maior desconto na tarifa do pedágio.

Leia também: Projeção de tarifas do novo pedágio do Paraná encarece antes mesmo do leilão

O desconto do Grupo Pátria representa, na tarifa por quilômetro rodado do leilão, um valor de R$ 0,10673, chegando a R$ 0,08725 na pista simples. Conforme o governo do Paraná, o número corresponde a um valor 65% menor do que a tarifa por quilômetro rodado que seria cobrada se o Anel de Integração ainda existisse (R$ 0,2543) ou 54% menor do que a última tarifa por quilômetro rodado cobrada (R$ 0,1919), conforme o governo.

Lote 1

A iniciativa privada vai assumir um conjunto de rodovias que dividido em seis partes. O primeiro inclui o trecho da BR-277 entre Curitiba e Prudentópolis, as BR-373, BR-376, BR-476 e as estaduais PR-418, PR-423 e PR-427. 

Neste primeiro lote há previsão de cinco praças de pedágios, em Imbituva, Irati, Porto Amazonas, São Luiz do Purunã e Lapa.

Segundo o governo do estado, o lote 1 atravessa diretamente 18 cidades (Prudentópolis, Porto Amazonas, Guamiranga, Teixeira Soares, Fernandes Pinheiro, Imbituva, Ipiranga, Ponta Grossa, Curitiba, Lapa, Irati, Palmeira, Campo Largo, Balsa Nova, Araucária, Contenda, Almirante Tamandaré e Colombo) que reúnem 3,06 milhões de habitantes.

Investimentos 

Conforme o edital da concessão, divulgado em maio deste ano, estão previstos investimentos para o trecho do lote 1 no valor estimado de R$ 7,9 bilhões. Os principais benefícios incluem 344 quilômetros duplicados e 210 quilômetros de faixas adicionais. Também estão previstos 44 quilômetros de novos acostamentos, 31 quilômetros de novas vias marginais, 27 quilômetros de ciclovias e 86 viadutos, trincheiras e passarelas. 

A Brasil Holding também deverá arcar com aproximadamente R$ 5,2 bilhões em custos operacionais durante o período, o que inclui serviços médico e mecânico, pontos de parada de descanso para caminhoneiros e sistema de balanças de pesagem.

Próximos leilões

O leilão do lote 2 está marcado para o dia 29 de setembro, a partir das 14h, nos mesmos moldes do primeiro. A concessão do segundo trecho abrange 605 quilômetros das rodovias federais BR-153, BR-277 e BR-369 e das rodovias estaduais PR-092, PR-151, PR-239, PR-407, PR-408, PR-411, PR-508, PR-804 e PR-855, que passam por Curitiba, Litoral, Campos Gerais e Norte Pioneiro.

Os lotes 3, 4, 5 e 6 ainda estão em fase de análise pelo Tribunal de Contas da União (TCU). No total, serão 3,3 mil quilômetros de estradas concedidas à iniciativa privada. Os investimentos, segundo o governo estadual, devem ultrapassar R$ 50 bilhões.

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