Governo japonês oferece bolsas de estudo para estudantes e professores

Inscrições vão de 17 de janeiro a 15 de fevereiro

O governo japonês abre inscrições no dia 17 de janeiro para bolsas de estudo para brasileiros em instituições de ensino do Japão nas modalidades de “Treinamento para professores” e “Cultura e língua japonesa”. O prazo termina no dia 15 de fevereiro. Anualmente são oferecidas seis modalidades de bolsas de estudo a estrangeiros.

A bolsa de treinamento, com até um ano e meio de duração, é voltada para professores formados, atuantes no ensino fundamental ou médio em qualquer área do conhecimento, com pelo menos cinco anos de experiência. Os candidatos precisam comprovar conhecimento de língua inglesa ou japonesa e serem nascidos após 2 de abril de 1987.

Já a oferta de vagas para o estudo da língua e cultura japonesa é voltada para alunos do curso de Letras Japonesa, ou para universitários descendentes de japoneses que estejam cursando qualquer curso da graduação e estudando a língua japonesa, dentro ou fora da instituição de Ensino Superior, por pelo menos um ano ininterrupto. A duração da bolsa é de um ano e é voltada para nascidos entre 2 de abril de 1992 e 1 de abril de 2004.

Os aprovados embarcam para o Japão a partir da segunda quinzena de setembro, dependendo da situação da pandemia na época, para participar de programas específicos oferecidos pelas universidades japonesas. Os benefícios são:

  • passagem de ida e volta
  • isenção das taxas de matrículas e mensalidades
  • bolsa mensal (para pagamento dos custos de vida, o que varia entre Y$117.000,00 a Y$ 143.000,00)

Maiores informações sobre as bolsas estão à disposição no site do Consulado Geral do Japão em Curitiba.

Mais informações

Consulado Geral do Japão em Curitiba

Setor Cultural

Tel: (41)3322-4919 (opção 2)

E-mail: [email protected]

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima