Aumento no nível de água nos reservatórios pode interromper rodízio em Curitiba e região

Chuvas são o principal fator para maior média desde o início da crise

Com o nível dos reservatórios aumentando, a Sanepar pode interromper o rodízio na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O nível médio das quatro barragens, o Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (SAIC), atualmente está em 73,39%. A decisão da companhia é suspender o rodízio na região quando este nível chegar a 80%. 

O modelo atual de rodízio é o de abastecimento de 60 horas por suspensão de 36 horas. Este padrão está em vigor desde novembro de 2021 e foi retomado em 3 de janeiro, após a paralisação para as festas de fim de ano, no dia 23 de dezembro. Válido até 13 de janeiro, a Sanepar divulgou ontem (10) a prorrogação do modelo atual até dia 25. 

O Paraná vive uma crise hídrica desde maio de 2020, quando o governo decretou situação de emergência. No começo, eram quatro dias com água e um sem abastecimento. No meio do ano o rodízio ficou mais severo, com 36 horas de água e 36 horas de suspensão. Depois, um período de 60 horas com água e 36 sem, mas que logo voltaria ao modelo anterior (36×36) em agosto, devido ao nível baixo das barragens. Esta foi a primeira vez que as quatro barragens do SAIC atingiram média maior de 71% desde o início da crise. 

Segundo a Sanepar, o rodízio será mantido até que o nível médio do SAIC esteja em pelo menos 80%, quando poderá haver a suspensão do rodízio. De acordo com a companhia, as chuvas das últimas semanas contribuíram para a evolução dos níveis das quatro barragens. “O nível dos reservatórios depende do volume das chuvas, do volume de consumo da população e da temperatura ambiente, mas são as chuvas o fator preponderante”, de acordo com a nota divulgada pela empresa.

Sobre quando o nível médio do SAIC poderá atingir 80%, a Sanepar alega que não pode estabelecer um prazo para alcançar uma meta com variáveis que não controla, mesmo com previsão de chuva durante os próximos dez dias na capital e região metropolitana.

Você pode conferir a tabela de rodízio para a RMC de 14 a 25 de janeiro aqui 

Com informações da Sanepar e governo do Paraná

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima