Estudante da UFPR autor de mensagens racistas e homofóbicas volta às aulas

Universidade chegou a abrir processo administrativo para apurar conduta do estudante

O estudante de Direito da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Jose Almir da Luz Junior, voltou às aulas após ficar afastado por declarações homofóbicas e racistas. A UFPR abriu um processo administrativo para apurar a conduta em março e até agora não concluiu.

As mensagens foram enviadas no WhatsApp do Grupo de Estudos Liberalismo e Democracia (GELD). Junior afirmou que colegas não poderiam ser monarquistas porque não eram “brancos verdadeiros” e sim pardos. Depois também afirmou que não queria saber de “bichona” nos seus perfis nas redes sociais. Ao Plural, o aluno alegou que as falas foram retiradas de contexto.

Retorno

Há uma semana o Diretório Central Acadêmico (DCE) da UFPR emitiu uma nota lastimando o retorno do estudante de Direito. “É importante frisar que esse caso não acontece em separado, mais uma vez nos últimos anos a comunidade UFPR se deparou com casos de violência de gênero, ataques às identidades, vivências e apologia à supremacia branca”, diz um trecho do texto. O DCE pede a expulsão do aluno.

Saiba mais: Saiba como denunciar atos antissemitas e apologia ao nazismo

A Comunicação da UFPR foi procurada pela reportagem e respondeu que:

  1. Segundo a comissão disciplinar, o período de afastamento preventivo já se encerrou e o aluno voltou às aulas;
  2. Não. O processo disciplinar está em curso e em fase final do trâmite.

Atualização (10:42 de 25/08/2023)

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima