Empresários caem no golpe da Vigilância Sanitária

Alegando denúncia no órgão, criminosos visam clonar celular das empresas

A nova tentativa de golpe em Curitiba envolve o nome da Vigilância Sanitária, que nesta sexta-feira (16) divulgou detalhes sobre o crime e alerta para os empresários da Cidade. A intenção é clonar o celular da empresa da vítima por meio de um código enviado via whatsapp.

“Na ligação os golpistas informam que o responsável pela empresa deve preencher um questionário com dados e contatos para a abertura de inquérito e apuração da denúncia. O golpista alega que, para formalizar o inquérito, será enviado um código pelo WhatsApp e que a pessoa deve repassá-lo para o atendente. O código é na verdade para clonagem do telefone e acesso a lista de contatos de clientes”, informa a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Ao receber este tipo de ligação, não passe informações cadastrais e nem contato e faça boletim de ocorrência para que a polícia possa investigar e chegar até os criminosos”, explica Rosana Zappe, diretora do Centro de Saúde Ambiental da SMS.

Ela conta que a pasta foi alertada do golpe após receber a denúncia de uma clínica médica, que acabou repassando o código aos criminosos. Logo depois, o telefone foi reiniciado automaticamente, causando desconfiança no empresário, que teve o celular clonado.

A Vigilância Sanitária informa que “as taxas são recolhidas por meio de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e referentes à licença sanitária e aprovação de projetos, portanto, sem vínculo com qualquer tipo de publicação”.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima