Empresários caem no golpe da Vigilância Sanitária | Jornal Plural
16 abr 2021 - 19h38

Empresários caem no golpe da Vigilância Sanitária

Alegando denúncia no órgão, criminosos visam clonar celular das empresas

A nova tentativa de golpe em Curitiba envolve o nome da Vigilância Sanitária, que nesta sexta-feira (16) divulgou detalhes sobre o crime e alerta para os empresários da Cidade. A intenção é clonar o celular da empresa da vítima por meio de um código enviado via whatsapp.

“Na ligação os golpistas informam que o responsável pela empresa deve preencher um questionário com dados e contatos para a abertura de inquérito e apuração da denúncia. O golpista alega que, para formalizar o inquérito, será enviado um código pelo WhatsApp e que a pessoa deve repassá-lo para o atendente. O código é na verdade para clonagem do telefone e acesso a lista de contatos de clientes”, informa a Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

“Ao receber este tipo de ligação, não passe informações cadastrais e nem contato e faça boletim de ocorrência para que a polícia possa investigar e chegar até os criminosos”, explica Rosana Zappe, diretora do Centro de Saúde Ambiental da SMS.

Ela conta que a pasta foi alertada do golpe após receber a denúncia de uma clínica médica, que acabou repassando o código aos criminosos. Logo depois, o telefone foi reiniciado automaticamente, causando desconfiança no empresário, que teve o celular clonado.

A Vigilância Sanitária informa que “as taxas são recolhidas por meio de Documento de Arrecadação Municipal (DAM) e referentes à licença sanitária e aprovação de projetos, portanto, sem vínculo com qualquer tipo de publicação”.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias