Doe parte do seu Imposto de Renda para instituições sociais

Até 3% podem ser destinados para projetos; prazo é 30 de abril

Contribuintes podem fazer a doação de até 3% de seu Imposto de Renda (IR) para instituições sociais, é o Imposto Solidário. No pior momento da pandemia e ainda sem o auxílio emergencial, as doações são muito importantes para as instituições, que em um primeiro momento alavancaram o número de doações, mas também a quantidade de demandas e atendimentos. 

Mesmo que bastante divulgada, as doações ainda têm pouca adesão da sociedade. De todos os contribuintes que declaram pelo modelo completo, apenas 3% deles fazem destinação para projetos sociais. Em 2019, foram realizadas 73.987 doações no primeiro repasse do ano, equivalente a quase R$ 82 milhões. Já em 2020, o percentual de doação caiu em média 10%. Parece pouco, mas resultou no não atendimento de dezenas de entidades beneficiadas pelos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente (FDCA).

Mesmo que o valor das doações pareçam altos, a Receita Federal informa que o potencial de doação dos brasileiros via Imposto de Renda poderia supera os R$ 4 bilhões, um valor que impactaria diretamente milhares de instituições no país. 

“Os projetos inscritos no fundo da infância têm como objetivo melhorar, expandir e qualificar o atendimento das instituições principalmente nas áreas mais vulneráveis, que atualmente são as mais impactadas pela pandemia”, afirma Rodolfo Schneider, gerente de captação do Marista Escolas Sociais. A instituição possui seis escolas sociais em áreas de vulnerabilidade, com atendimento a crianças, adolescentes e suas famílias. Ela também pode receber doação social pelo IR.

Schneider lembra que as organizações utilizavam de muitos eventos abertos para arrecadar fundos, mas com a pandemia a prática fica inviável. “É muito comum as instituições trabalharem com bazares, eventos e reuniões para sensibilizar e integrar as comunidades. No início da pandemia, houve uma grande movimentação para doação, mas não se tornou uma cultura.”

Como doar

O prazo para declaração do Imposto de Renda é até dia 30 de abril. O contribuinte pode conferir o passo a passo para destinar o seu imposto de renda no site impostosolidario.org.br, acompanhando todo processo e as instituições que podem ser beneficiadas com a doação.

Segundo informações da Receita Federal, 4,3 milhões de pessoas já declararam o Imposto de Renda em 2021.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima