Curitiba teve outubro mais chuvoso dos últimos 26 anos

Neste fim de semana diversos bairros ficaram alagados e a Defesa Civil precisou socorrer moradores

Este é o outubro mais chuvoso dos últimos 26 anos em Curitiba, segundo o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Neste fim de semana a precipitação era de 119,4 mm, conforme a Defesa Civil. O maior volume de chuva caiu no sábado, 64 mm, no Tatuquara.

Além do Tatuquara diversos bairros de Curitiba tiveram alagamentos, entre eles o Caximba. O parque Barigüi também sofreu com a força da água. Dados do Simepar apontam que desde o início do mês choveu 559,8 mm em Curitiba – bem acima da média de 144 mm.

Problemas

No Caximba 150 pessoas precisaram ser retiradas pela Defesa Civil – 32 delas de barco. Elas foram encaminhadas para casa de parentes ou amigos. A Fundação de Ação Social (FAS) entregou colchões e cobertores.

De toda Curitiba a Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) recebeu solicitações. De acordo com a prefeitura foram feitas vistorias nos bairros Butiatuvinha, Santo Inácio, Abranches, Pinheirinho, Novo Mundo e Santa Cândida.

Leia também: Obras inúteis contra enchentes afetam vários bairros de Curitiba

Foram fornecidas 12 lonas e atendidas 23 solicitações para alagamentos, sete para risco de desmoronamento, 48 para quedas galhos ou árvores.

Previsão do tempo

Para esta segunda-feira (30) o Simepar prevê 95% de chance de chuva, embora as primeiras horas da manhã tenham tido sol.

A precipitação acumulada é de 6,4 mm e a máxima não passa de 24 graus na capital. Para terça-feira (31) também há indicação de chuva, que só deve dar trégua na quarta-feira (01).

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Curitiba teve outubro mais chuvoso dos últimos 26 anos”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima