Curitiba terá ato por mais vacinas e auxílio emergencial

Coalizão Negra por Direitos pede ações de combate à miséria durante a pandemia; mobilização será nacional

A Capital paranaense integra manifestação nacional na próxima quinta-feira (18). A Coalizão Negra por Direitos pede por mais vacinas e pela manutenção do auxílio emergencial. Eles devem protocolar pedidos no Legislativo para a criação de leis que garantam ações de combate à miséria e o atendimento da população pobre durante a pandemia. Em Curitiba, a mobilização vai ocorrer na Praça Santos Andrade, em frente à Universidade Federal do Paraná (UFPR), a partir das 17h30.

O grupo lembra que o Brasil é o segundo país com mais mortes pela Covid-19 em todo o mundo e que a subnotificação é uma realidade a ser considerada. “A dinâmica de contaminação e mortalidade da Covid-19 espelha o histórico de racismo e segregação que se perpetua em nossa sociedade e se materializa na enorme desproporção, tanto em números de pessoas infectadas, como pela elevada mortalidade na comunidade negra urbana e rural. Somos nós, povo negro, moradoras e moradores de regiões periféricas, faveladas, quilombolas, pescadores e de comunidades tradicionais, ribeirinhas e em situação de vulnerabilidade social, sem dúvidas, o segmento populacional mais afetado pela doença.”

De acordo com o movimento, “o governo brasileiro incorreu em graves violações dos direitos humanos, muitas delas que reverberam em crimes de responsabilidade, e mostrou que essas violações tinham alvo: as populações negras e indígenas, segmentos historicamente invisibilizados pelo Estado Brasileiro”, razão que levou o grupo a protocolar dezenas de pedidos de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro.

Entre os pedidos do movimento estão:

  • Ampla cobertura vacinal;
  • Imediata retomada do Auxílio Emergencial até o fim da pandemia e consequente aprovação de uma Renda Básica permanente, sem prejuízo do Bolsa Família;
  • Fortalecimento dos Benefícios de Prestação Continuada; 
  • Atendimento a todos os protocolos de proteção determinados pela Organização Mundial de Saúde enquanto perdurar a pandemia;
  • Erradicação da política “genocida” do governo contra a população negra e indígena;
  • Fim da Emenda Constitucional 95 “que retirou investimentos da saúde e provocou o sucateamento do Sistema Único de Saúde (SUS) – perdemos R$18 bilhões de investimentos em 2019”.

Serviço

O ato nacional por comida e por vacina em Curitiba será na Praça Santos Andrade, no Centro. Confira a programação:

17:30 | Silêncio pelas vítimas da Covid-19 no Paraná

18:00 | Apresentação de Slam e poesias

19:00 | Leitura de manifestos e apresentação de dados

20:30 | Panelaço

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Curitiba terá ato por mais vacinas e auxílio emergencial”

  1. Concordo com todos os pleitos dos movimentos.Só não entendo a aglomeração na Praça Santos Andrade com barulhaço para perturbar a vizinhança (grande parte idosa) que está confinada.Por que não a Boca ou o Centro Cívico (onde se encontra órgãos governamentais)?.

    1. Não sendo em frente a prédios hospitalares etc., está tudo certo. Manifestação tem a função de criar barulho mesmo, chamar atenção. Parabéns para os que estão isolados, mas sabemos que muitos não estão. E, convenhamos, nem é tão tarde o horário e um pouco de panelaço não vai atrapalhar a canja nenhum senhor(a) provilegiado morador do centro da cidade. A luta é por todos, inclusive por esses, onde muitos votaram/apoiaram (e ainda apoiam) este desgoverno com pensamentos romantizados da ditadura, do militarismo e “dos bons tempos e dos bons costumes”.

      A questão da aglomeração, sim, é preocupante. Será que consegue-se fazer algum distanciamento? Sugiro utilização de boas máscaras (PFF2).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima