Curitiba tem quase cem casos de dengue confirmados em 2024

Cidade não vai receber vacinas do Ministério da Saúde, mas outros 30 municípios do Paraná terão doses disponíveis

De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) Curitiba teve 92 casos de dengue confirmados do começo do ano até o último dia 23. Conforme a Secretaria Municipal de Saúde deste montante 11 são autóctones, ou seja, pacientes foram infectados em Curitiba mesmo. 

Conforme o boletim epidemiológico o Paraná tem confirmados mais 3.911 casos positivos e três mortes. Agora o Estado soma quatro óbitos e 16.693 casos confirmados pela doença. O período epidemiológico teve início em julho de 2023 e segue até o final de julho deste ano.

O Ministério da Saúde (MS) vai enviar doses da vacina contra a dengue para os municípios  Londrina, Cambé, Rolândia, Jaguapitã, Ibiporã, Florestópolis, Bela Vista do Paraíso, Jataizinho, Primeiro de Maio, Sertanópolis, Tamarana, Porecatu, Assai, Miraselva, Lupionópolis, Guaraci, Centenário do Sul, Alvorada do Sul, Pitangueiras, Prado Ferreira, Cafeara, Foz do Iguaçu, Medianeira, São Miguel do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, Missal, Itaipulândia, Matelândia, Serranópolis do Iguaçu e Ramilândia. 

Leia também: Psycho Carnival terá shows e debates gratutitos

Segundo a pasta as regiões priorizadas são aquelas com mais de 100 mil habitantes, alta transmissão da dengue. A estimativa é de 86.836 pessoas sejam imunizadas.

O Governo do Estado enviou um ofício ao MS solicitando mais doses da vacina para o Paraná. 

Prevenção

Para combater a proliferação do mosquito aedes aegypti é necessário checar se há água limpa parada. Ele é responsável pela transmissão da dengue, da chikungunya e do zika vírus. 

Segundo a Unicef a verificação deve ser feita semanalmente. Também é possível tomar cuidados individuais como utilizar repelente, telar as janelas e cobrir o corpo com roupas claras. (Veja a lista completa de orientações aqui). 

Sintomas

Entre os sintomas da dengue estão febre alta, dor no corpo e articulações, dor atrás dos olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo.

Em caso de suspeita de dengue basta ir até uma unidade básica de saúde para buscar atendimento. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima