Curitiba tem 71 casos confirmados de Covid-19 | Jornal Plural
Clube Kotter
27 mar 2020 - 17h42

Curitiba tem 71 casos confirmados de Covid-19

Secretaria de saúde do Município salienta que números são referentes a semanas anteriores, não atuais

Nesta sexta-feira (27), a Secretaria Municipal de Saúde confirmou cinco novo casos do coronavírus na capital paranaense. No total, a cidade soma 71 infectados, 368 descartados e 20 recuperações.

De acordo com a médica infectologista da Secretaria, Marion Burger, os números confirmados não são um panorama atual: “[Esses números] não traduzem a situação dessa semana. Esses são resultados, que nós estamos recebendo, de pessoas que adoeceram uma, duas ou três semanas atrás”, ressaltou. A infectologista também destacou que o número de casos registrados na cidade deve aumentar progressivamente de agora em diante.

O número de casos suspeitos da doença está, atualmente, em 68. A redução drástica acontece em razão de mudanças no protocolo de registro de casos. Desde segunda (23), a Secretaria passou a monitorar apenas os casos suspeitos graves. De acordo com a infectologista, em Curitiba há cerca de 200 casos graves suspeitos ainda não oficialmente computados.

Entre as confirmações, permanece em estado grave o médico da UPA do Boqueirão – ainda em um respirador; e um homem de 49 anos, internado no Hospital do Trabalhador. Ainda não há notificação de óbitos pelo novo coronavírus na cidade, já que os resultados recebidos pela Secretaria foram, até o momento, negativos.

Na última quarta-feira (25), a Secretaria informou que em função do aumento dos casos em investigação na cidade, os exames para o novo coronavírus estão sendo priorizados para estes casos graves. De acordo com o órgão, o protocolo segue a recomendação do Ministério da Saúde, que disponibiliza os kits de testes, e da Secretaria de Estado da Saúde, que realiza os exames. A decisão, segundo a Secretaria, se baseia no fato de que não há tratamento específico para a doença, o que não altera a conduta clínica diante da confirmação da contaminação.

“Essas medidas de isolamento tem trazido benefícios, especialmente de pessoas que chegam de viagens de locais com grande transmissão”, diz Marion.”Permanece a orientação: fique em casa”, ressaltou a secretaria municipal da Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak.

Ei, você! O Plural pretende sempre oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. Mas isso só é possível se a gente tiver apoio de quem gosta do projeto. Olha só: você clica aqui, faz uma assinatura de R$ 15 e ganha um jornal para a cidade. Tá barato, hein?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assuntos:

Últimas Notícias