Curitiba pode ser a 1ª cidade do Paraná a participar do Favela 3D

O projeto visa transformar as favelas através de soluções de desenvolvimento e urbanismo social

Curitiba pode ser a primeira cidade do Paraná a participar do programa Favela 3D, que tem como objetivo transformar comunidades com ações de desenvolvimento e urbanismo social, criadas em conjunto com a população local. 

Desenvolvido pela ONG Gerando Falcões, o programa terá como foco, na capital paranaense, as comunidades da Portelinha, no bairro Santa Quitéria, e Jardim Santos Andrade, no Campo Comprido.

A ideia é formar uma rede entre iniciativa privada, órgãos públicos e ONGs para colocar em prática as diversas fases do projeto que vai transformar as favelas nos aspectos cultural, educacional e de urbanismo.

Em Curitiba, o Favela 3D está dando os primeiros passos. Até o momento foram realizados o diagnóstico das comunidades e o planejamento inicial do projeto. Em 11 de julho deste ano, Camila Casagrande, fundadora do Instituto Incanto, que executará o programa em Curitiba, e Eduardo Lyra, idealizador do Gerando Falcões, se encontraram com o governador Ratinho Jr. (PSD) para apresentar a proposta.

De acordo com Casagrande, estão previstas diversas ações coletivas que serão realizadas em 24 meses, em Curitiba. As comunidades poderão participar de cursos de qualificação profissional, mutirões de emprego, palestras sobre saúde da mulher e reaproveitamento de alimentos, além de atividades para acesso à cidadania, como emissão de documentação pessoal.

“Vamos realizar ações coletivas de conscientização em todas as frentes que temos como mazelas sociais dentro da favela”, afirma.

Leia também: Deputados cobram providências sobre situação da ocupação Britanite

Ainda é preciso assinar o termo de cooperação entre os governos estadual, municipal e a Gerando Falcões, para que, a partir disso, o Incanto possa começar as ações junto das comunidades. Por enquanto, não há previsão para a formalização da parceria, mas Casagrande espera que o termo seja assinado no próximo mês.

Favela 3D 

O Favela 3D faz parte de um projeto da rede Gerando Falcões para transformar as comunidades em ambientes dignos, digitais e desenvolvidos – por isso o 3D.

Presente em São Paulo, Alagoas, Rio de Janeiro, Ceará e Rio Grande do Sul, o projeto desenvolve ações para geração de emprego, melhores condições de moradia e acesso a direitos como educação e saúde. 

Incanto

O Instituto Incanto é uma organização sem fins lucrativos curitibana que tem como proposta transformar a vida de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social usando a arte, cultura, esporte, educação, tecnologia e a qualificação profissional como ferramentas de humanização e desenvolvimento. Fundada em 2017, a instituição atende, atualmente, 650 crianças e adolescentes.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima