Corpo de Bombeiros abre concurso para cadetes no PR; veja como participar

Candidatos devem se inscrever até dia 23 de agosto e o Núcleo de Concursos da UFPR deve cuidar do processo seletivo

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) está com edital aberto para dez vagas para o cargo de cadete da instituição. Interessados devem se inscrever até o dia 23 de agosto. A seleção será feita através de processo seletivo dividido em duas etapas, uma eliminatória e outra classificatória, a coordenação das provas será feita pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Corpo de Bombeiros

A primeira e a segunda fase serão reguladas pelo Núcleo de Concursos da UFPR. Nas provas os candidatos terão que demonstrar domínio dos conteúdos curriculares que regulam o ensino médio, a capacidade de argumentar com clareza, relacionar e interpretar fatos e dados, além de raciocínio lógico.

Na segunda etapa acontecem as Provas de Habilidades Específicas realizadas no âmbito do corpo de bombeiros e avaliadas por bancas designadas no edital. Nesta fase serão avaliadas as habilidades dos candidatos de investigação social, avaliação psicológica, exame de capacidade física e exame de sanidade física.

Concurso

Das dez vagas disponíveis, nove são destinadas à ampla concorrência e uma reservada a candidatos afrodescendentes, mediante análise de uma banca de verificação.

Segundo a lei estadual 1.943/1954, os interessados em ingressarem como cadetes do CBMPR devem ter no máximo 30 anos no ato da inscrição, ter concluído o ensino médio e estar quite com o serviço militar e com as obrigações eleitorais. 

Os aprovados permanecerão três anos na Academia de Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba, onde será realizado o Curso de Formação de Oficiais. A remuneração inicial é de R$3.776,22 referente ao cargo de Cadete Bombeiro Militar do 1º ano. Podendo chegar até R$7.827,69 no período de estágio probatório.

Oficiais

Como oficiais do corpo de bombeiros, os profissionais selecionados e formados atuarão no comando, gestão, coordenação e fiscalização do efetivo empregado nas atividades de resgate, salvamento, busca de pessoas e bens, prevenção a incêndio e de Defesa Civil, além de desenvolver atividades relacionadas às práticas jurídicas e administrativas da corporação.No site dos Bombeiros Militar do Paraná é possível consultar mais informações sobre o processo seletivo, além de realizar sua inscrição através do Edital 24/2023 (aqui).

Em caso de dúvidas, é possível enviar e-mails para o endereço eletrônico [email protected].

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima