Conselho Regional de Psicologia do Paraná fala de violência nas escolas 

Jornada "Violência(s) na escola: isso é da nossa conta!" acontece nos dias 10 e 11 de agosto, em Curitiba

A escola é pauta constante da psicologia e, recentemente, o ataque ao Colégio Estadual Helena Kolody, no município paranaense de Cambé, ressaltou a urgência pela ampliação da atenção a docentes, estudantes, profissionais da comunidade escolar e famílias. O episódio, como outros no país, põe em evidência a necessidade de estruturação adequada do ambiente escolar e de intervenções multiprofissionais ao lado da comunidade, para que ele seja seguro.

Conselho Regional de Psicologia

A fim de provocar ainda mais a Psicologia para uma atuação atenta a questões estruturais e violações de direitos e divulgar as especificidades da atuação profissional no contexto escolar, o Conselho Regional de Psicologia do Paraná (CRP-PR) realiza a jornada “Violência(s) na escola: isso é da nossa conta!”, nos dias 10 e 11 de agosto, em Curitiba.

O evento pretende reunir, no Instituto Federal do Paraná (IFPR), parlamentares, profissionais de Psicologia especialistas na temática e de outras áreas relacionadas à educação, para debater sobre como o cuidado voltado ao ambiente escolar e seus entornos pode mitigar a ocorrência de episódios violentos.

Violência

Também nesse contexto, o encontro deve discutir o cumprimento da Lei 13.935/2019, que prevê serviços de Psicologia e Serviço Social na rede pública de Educação Básica: três anos e meio após a aprovação da lei, apenas 85 municípios – nenhum no Paraná – realizaram concursos públicos para preenchimento das vagas, segundo dados do Conselho Federal de Psicologia (CFP).

As reflexões serão desenvolvidas em palestras e mesas-redondas que destacam as estratégias para o enfrentamento da violência na educação, além de práticas desenvolvidas nas escolas por equipes multiprofissionais. A jornada pretende discutir, ainda, a constituição de subjetividades no contexto das fake news, as quais buscam desvalorizar o espaço escolar, em um movimento contrário ao que o ambiente representa socialmente.

Serviço

Para mais informações sobre a jornada Violência(s) na escola: isso é da nossa conta! e sua programação, clique aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima