Confira as ruas onde mais ocorrem acidentes em Curitiba

3.419 ocorrências de acidentes de trânsito foram registradas em 2023, 14% a menos do índice registrado em 2022

As ruas centrais de Curitiba são os locais onde mais ocorrem acidentes de trânsito na cidade, de acordo com os dados fornecidos pelo Batalhão de Polícia de Trânsito (Btran). Apesar disso, ano de 2023 apresentou uma redução nos índices de acidentes de trânsito em comparação com 2022. Segundo os registros do BPtran, as dez ruas e avenidas com a maior incidência de acidentes registraram 3.419 ocorrências em 2023, representando uma diminuição de 14% em relação às 4.022 ocorridas no ano anterior.

Conforme apontado pelos registros do Boletim de Acidentes de Trânsito Eletrônico Unificado (Bateu), que consolida as ocorrências de trânsito, destacam-se as avenidas Visconde de Guarapuava, Silva Jardim e a rua Comendador Franco, que ocupam as primeiras posições em ambos os índices de incidentes.

Para Gustavo Garrett, gerente de programas de Segurança Viária da ​​Superintendência de Trânsito de Curitiba (Setran) , essas vias possuem alguns fatores que as são responsáveis por elas registrarem as maiores taxas de incidentes. “Elas são importantes vias de ligação no trânsito interno de Curitiba, são o que chamamos de vias arteriais. Elas também possuem uma demanda de trânsito maior de todos os tipos de modais e ainda tem uma grande extensão”, diz.

Juntas essas três vias representam 38% do índice de incidentes registrados em 2023. Os dados podem ser ainda maiores uma vez que nem todos os acidentes viários possuem registros. “Em alguns casos os envolvidos no acidente não acionam a polícia, ou porque se resolveram no local ou porque não acharam necessário. Nos casos em que o boletim de ocorrência não é feito o Bateu também não contabiliza o acidente”, explica o tenente Diego Martins Queirolo do BPtran.

Leia também: Comissão de Transporte aponta que é possível ter tarifa zero em Curitiba, mas não imediatamente

As dez vias que possuem os índices mais elevados de acidentes de trânsito em Curitiba são: Avenida Visconde de Guarapuava, Avenida Silva Jardim, Avenida Comendador Franco, Rua Brigadeiro Franco, Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Avenida Marechal Floriano Peixoto, BR-116, Rua Francisco Derosso , Avenida Sete de Setembro e Avenida Victor Ferreira do Amaral. 

Mesmo registrando juntas 3419 acidentes, os dados de 2023 revelam que as taxas de acidentes diminuíram se comparadas a 2022. “A prefeitura de Curitiba investe em três pilares para reduzir a quantidade de acidentes no município. São feitos investimentos na engenharia, educação e fiscalização de trânsito”, fala Garrett.

Apesar de não agradar muitos motoristas, as reduções de velocidade e criação de radares nas vias curitibanas também contribuem para um trânsito mais seguro, mas algumas outras medidas também devem ser tomadas. “Hoje em dia os maiores índices de acidentes de trânsito são causados por descuidos como mexer no celular enquanto dirige. Por isso, os motoristas devem sempre estar atentos ao trânsito”, orienta Queirolo.

Atualmente existem dois mecanismos que podem ser usados para registrar um boletim de ocorrência de trânsito. O  primeiro é o através do Bateu que pode ser feito online e o outro meio é indo até o batalhão da polícia de trânsito no Capão da Imbuia.

Em alguns casos quando se existem vítimas do acidente é necessário acionar outras entidades públicas como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que pode ser acionado por meio do telefone 192. Para o registro da ocorrência é necessário portar o número da CNH dos envolvidos e a documentação dos veículos como o número da placa.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima