Concurso para PM e Bombeiros no Paraná terá exigência de ensino superior

Projeto de Ratinho Jr. (PSD) foi aprovado na Assembleia Legislativa nesta semana

A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) aprovou, nesta semana, a obrigatoriedade de ensino superior para quem ingressar nos quadros dos Bombeiros e Polícia Militar (PM) do Estado. O projeto é de autoria do governador Ratinho Jr. (PSD).

Com a proposta tanto praças quanto oficiais precisarão ter ensino superior. Antes da lei a exigência era de Ensino Médio. No caso dos oficiais da PM será exigido bacharelado em Direito.

Para Ratinho Jr. a mudança deve trazer mais qualificação aos quadros militares do Estado.  “Relevante mencionar que tal medida objetiva impactar positivamente a prestação dos serviços de segurança pública à população paranaense”, diz o texto.

Leia também: Conselheira de Saúde de Curitiba é condenada por racismo

Militares que não têm ensino superior e já integram os quadros não serão afetados com a mudança.

Outras mudanças

Neste ano a Alep também aprovou a independência do Corpo de Bombeiros Militares da PM. Em todo Paraná há pouco mais de 3 mil bombeiros na ativa, o que faz com que várias cidades não disponham de efetivo lotados diretamente no município.

A primeira turma formada após a separação da Polícia Militar, de apenas 18 pessoas, começou a atuar em Curitiba em julho deste ano.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima