Fique esperto: posso levar garrafa d’água em eventos?

Spoiler: sim! Portaria da Secretaria Nacional do Consumidor garante este direito

Portaria publicada pela Secretaria Nacional do Consumidor autoriza que consumidores levem garrafas d’água em shows e eventos com grande aglomeração de pessoas. A medida foi tomada após a morte da estudante Ana Benevides, que morreu enquanto aguardava apresentação da cantora Taylor Swift no Rio de Janeiro.

De acordo com o texto a organização do evento precisa “garantir o acesso gratuito de garrafas de uso pessoal, contendo água para consumo no evento, devendo disponibilizar bebedouros ou realizar distribuição de embalagens com água adequada para consumo, mediante a instalação de ‘ilhas de hidratação’ de fácil acesso a todos os presentes, em qualquer caso sem custos adicionais ao consumidor”.

Leia também: Exposição interativa Trans Laerte chega a Curitiba

A diretora do Procon no Paraná, Claudia Silvano, explica, no entanto, que há algumas regras. “Fique atento porque independentemente do local que o show for realizado os organizadores devem deixar o consumidor entrar com garrafa d’água. Garrafa plástica, obviamente e transparente”, explica.

Além disso, os órgãos de defesa do consumidor também devem fiscalizar aumentos abusivos do preço dos eventos devido à obrigatoriedade do fornecimento de água previsto pela portaria.

Veja outros detalhes:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima