Exposição interativa Trans Laerte chega a Curitiba

A mostra inédita tem cartuns, tirinhas e charges produzidas ao longo dos mais de 50 anos de carreira da cartunista Laerte Coutinho

A partir do dia 5 de dezembro, a exposição interativa Trans Laerte entra em cartaz na Caixa Cultural Curitiba recebe. A mostra inédita tem no acervo cartuns, tirinhas e charges dos mais de 50 anos de produção da cartunista Laerte Coutinho, uma das mais importantes artistas brasileiras. A visitação é de terça a domingo, até o dia 28 de janeiro de 2024, e a entrada é gratuita.

A exposição é uma viagem pela criatividade fascinante de Laerte, TRANSformadora, TRANSgressora e TRANSmidiática. O público poderá conhecer, rever e apreciar uma pequena amostra do talento da artista, se inquietar com sua inteligência e sensibilidade e se divertir com seu estilo de humor e ironia.

400 trabalhos de Laerte

(Foto: Divulgação/Caixa Cultural Curitiba)

A arquiteta Ana Kalil, responsável pelo projeto expográfico, teve o desafio de condensar cerca de 400 trabalhos da cartunista. A mostra oferece passagens por diversas fases do trabalho de Laerte como chargista e cartunista, desde a revista amadora Balão até sua produção mais recente, passando por uma intensa produção que inclui charges, tiras diárias e histórias.

Quem assina a curadoria é Nobu Chinen, pesquisador e escritor de artigos e livros sobre histórias em quadrinhos, que fez um recorte do que se produziu no Brasil em termos de arte sequencial. Chinen usa como eixo curatorial a construção de um diálogo da obra de Laerte cartunista com questões política, econômica e social, do país e do mundo. 

Laerte

Laerte é um dos nomes mais importantes das histórias em quadrinhos brasileiras de todos os tempos. Começou a desenhar ainda cedo para o fanzine Sibila, mas foi na revista amadora Balão, da qual foi uma das fundadoras, no início da década de 1970, que passou a publicar trabalhos que se tornaram mais conhecidos.

(Foto: Divulgação/Caixa Cultural Curitiba)

Colaborou com o jornal Gazeta Mercantil e atuou ativamente na imprensa sindical. Com a inauguração da Circo Editorial, de Toninho Mendes, em 1985, inicia-se a fase em que Laerte produz histórias mais longas. Em 1990, a editora lançou uma revista só de Laerte: Piratas do Tietê. Também nessa época, lançou as séries de tiras diárias O Condomínio, no jornal O Estado de S. Paulo, e Piratas do Tietê, na Folha de S. Paulo.

Como redatora, Laerte colaborou para programas da Rede Globo como TV Pirata e TV Colosso. Já nos anos 2000, criou diversos personagens e séries como Classificados, Deus, Suriá e Overman. Suas histórias e os personagens de suas séries ganharam compilações em álbuns por diferentes editoras.

A partir de 2005, Laerte abandonou a fórmula de humor com personagens fixos e passou a usar seu espaço no jornal com tiras de teor mais filosófico com questões sobre política, poder e as relações entre as pessoas. Em 2015, Laerte revela uma nova faceta, a de entrevistadora, com a estreia da série Transando com Laerte.

Exposição Trans Laerte

De de 5 de dezembro de 2023 a 28 de janeiro de 2024, na Caixa Cultural Curitiba (Rua Conselheiro Laurindo, 280, Centro).

Visitação: de terça a sábado, das 10h às 20h, e nos domingos de feriados das 10h às 19h.

Entrada gratuita.

Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

Outras informações aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima