Concessão do Canal da Galheta à iniciativa privada vira prioridade do governo federal

Decreto que qualifica concessão do canal de acesso ao Porto de Paranaguá no PPI foi publicado

Foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26) o decreto que qualifica a concessão do Canal da Galheta – que dá acesso ao Porto de Paranaguá – no Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Com isso, a concessão do canal para a iniciativa privada passa a ser prioritária para o governo federal. Essa é a primeira tentativa de concessão deste tipo, que prevê a administração privada do trecho de hidrovia que liga o porto ao mar aberto. A previsão é de R$ 5 bilhões de investimentos.

Quem assumir a concessão ficará responsável, entre outros pontos, pelos serviços de sinalização do canal, monitoramento e controle ambiental, e, principalmente, pela dragagem da hidrovia, processo que atualmente está sob gestão direta do Porto e que esbarra em dificuldades de contratação para ser feita na mesma velocidade da demanda.

Segundo a Portos do Paraná, não haverá mudanças no formato da cobrança, mas o valor das taxas pode aumentar ou diminuir. A administração dos portos destaca que as taxas incidem sobre os navios que utilizam o porto e que, portanto, não haverá cobrança de pedágio para pescadores ou turistas que passam pela região.

Os estudos para a concessão do canal já foram iniciados pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL) – ligada ao governo federal.

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