Conceição Evaristo será doutora honoris causa da UFPR

Conselho Universitário se reuniu e votou de forma unânime pela concessão do título

A escritora Conceição Evaristo será doutora honoris causa da Universidade Federal do Paraná (UFPR). A concessão do título foi aprovada nesta semana durante reunião do Conselho Universitário de forma unânime.

Pelas redes sociais o Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) comemorou a aprovação. A proposta foi idealizada pelo Núcleo de Estudos de Gênero e levada aos setores de Ciências Humanas e de Educação, assim como a Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (SIPAD), que apresentaram ao Conselho.

O processo teve início no fim do primeiro semestre e tramitou de forma ágil até a aprovação. Ainda não há data para que o título seja entregue para a escritora.

Conceição Evaristo já lançou diversos livros na UFPR e é membro do Conselho Editorial do Neab e já ministrou minicurso em programas de pós-graduação da Universidade.

Leia também: Universidades federais mantêm homenagem a ditadores

Para o professor e pesquisador da UFPR, membro do Neab, Paulo Vinicius Baptista, a aprovação unânime demonstra a importância da escritora. “A reunião do Conselho não aprova nada por maioria simples, precisa ser maioria qualificada e ter a unanimidade nos deixou muito felizes”, disse.

Conceição Evaristo

Conceição Evaristo nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1946. Migrou para o Rio de Janeiro na década de 1970, se graduou em Letras pela UFRJ e foi professora da rede pública. É Mestre em Literatura Brasileira pela PUC do Rio de Janeiro, Doutora em Literatura Comparada na Universidade Federal Fluminense.

Em 2018 concorreu a uma cadeira na Academia Brasileira de Letras (ABL), mas apesar da sua trajetória, não foi eleita (seria a primeira mulher negra a integrar a academia).

Entre as principais obras da autora estão: Ponciá Vicêncio, 2003 (romance), Becos da Memória, 2006 (romance), Poemas da recordação e outros movimentos, 2008 (poesia), Insubmissas lágrimas de mulheres, 2011 (contos), Olhos d’água,  2014 (contos), Histórias de leves enganos e parecenças, 2016 (contos e novela) e Canção para ninar menino grande, 2018 “.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima