Comunidade quilombola promove Festa de São Gonçalo

Comemoração, que acontece neste sábado em Arapoti, contará com comidas, apresentação de danças e orações ao santo

As comunidades remanescentes de quilombolas têm resgatado uma série de manifestações culturais em todo o país. No Paraná não é diferente. Neste sábado (6), a partir das 7h30, será promovida a Festa de São Gonçalo, no município de Arapoti, na Fazenda do Bugre. Trata-se de uma comemoração religiosa tradicional que vem sendo recuperada também no estado.

A festa, que está em sua terceira edição, é organizada pela família Xavier, que é descendente de quilombolas. Segundo a organizadora Silmara Xavier Carneiro, a festa é de grande importância para a identidade religiosa da comunidade e da família. “A festa consiste em rezas para devoção a São Gonçalo, danças e no oferecimento de três refeições para os participantes: café da manhã, almoço e café da tarde”, explica ela, que conta que nada na festa pode ser cobrado para seguir a tradição.

Silmara relata que a realização da festa, que é comum entre comunidades quilombolas, havia sido interrompida na sua comunidade por 42 anos. Ela tomou a frente e resolveu resgatar a comemoração, por entender que faz parte da identidade religiosa e representa um elo importante entre as pessoas. “Na última festa eu esperava 200 pessoas, e vieram cerca de 380”, conta.

Leia também: Caixa Cultural exibe mostra “Mulheres no Cinema do Leste Europeu”

A organizadora relata que a festa também vem sendo resgatada em comunidades quilombolas em outras localidades do interior do Paraná. “Essa é uma comemoração religiosa que tem um papel muito importante para manter unidas as pessoas que são descendentes de quilombolas. Ela tem um significado não apenas religioso, mas também de pertencimento a uma cultura ancestral”, explica.

Silmara conta que a festa era realizada, na sua forma tradicional, durante o período da noite. “As pessoas passavam a madrugada rezando. E durante esse período, eram servidas três refeições”, explica ela. “Hoje em dia, como não temos meios para fazer a festa à noite, adaptamos para o período diurno, mas mantivemos a tradição de servir três refeições”

Como a festa não tem fins lucrativos e os alimentos são oferecidos gratuitamente aos participantes, Silmara pede doações, que podem ser enviadas por pix (01855908964).

Serviço

O que: Festa de São Gonçalo
Quando: 06/01/24
Onde: Fazenda do Bugre, em Arapoti (veja o mapa)
Contato: Silmara Xavier Carneiro (41) 998418812

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima