Com déficit habitacional de 50 mil famílias, prefeitura anuncia 400 imóveis populares

Na semana passada, a prefeitura de Curitiba despejou 400 famílias de ocupação no extremo sul da cidade

A prefeitura de Curitiba anunciou nesta segunda (16) a disponibilização de 400 imóveis populares para famílias que têm renda superior a R$ 1,6 mil mensais. Para pleitear é necessário estar inscrito na Companhia de Habitação Popular (Cohab). O déficit hoje é de 50 mil moradias, segundo o órgão.

Na última semana 600 famílias foram despejadas da ocupação Povo Sem Medo, no Campo do Santana, em Curitiba. A ordem judicial foi executada pelas polícias e uma das exigências para a retirada era de que a prefeitura providenciasse moradia para as famílias, o que não foi totalmente atendido.

Dias depois a gestão Greca anunciou a existência de imóveis populares na cidade – alguns deles no Residencial Cidade Vittorito, que fica no mesmo bairro da ocupação.

Como se inscrever

Qualquer morador de Curitiba com mais de 18 anos pode se inscrever, mas é preciso atender alguns outros critérios: não ter CPF e nome vinculados a imóvel financiado ou quitado em território nacional; não ter o CPF e nome relacionados no Cadastro Nacional de Mutuários – CADMUT; não ser ou ter sido mutuário da Cohab Curitiba, nem ter feito parte de contrato de financiamento no âmbito do Sistema Financeiro de Habitação – SFH, além de ter renda mensal comprovada de R$ 1,6 mil.

As inscrições podem ser feitas diretamente na Cohab ou ainda pelo site da Companhia.

Saiba mais: Projetos arquitetônicos da Prefeitura com o Ippuc desagradam uma multidão de curitibanos

As convocações de que se inscreveu é feita de acordo com a faixa de renda (as mais baixas primeiro) e ordem cronológica. No caso de interesse em adquirir uma unidade habitacional, a pessoa convocada agenda seu atendimento junto ao Setor de Correspondente Bancário da Cohab, para fazer simulações e conhecer as condições de financiamento.

Se houver interesse na contratação, o inscrito providenciará os documentos necessários para adesão ao imóvel e aguardará a análise do cadastro. Se aprovado pelo agente financeiro Caixa Econômica, o candidato fará a assinatura do contrato e aguardará a finalização das obras e entrega das chaves.

Leia também: Saiba como ajudar famílias da ocupação Povo Sem Medo

Apesar de a informação no site da prefeitura dar a entender que são novas unidades habitacionais, as inscrições são contínuas, segundo a Cohab. E os 400 imóveis já estavam disponíveis desde o ano passado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima