Cinco unidades de saúde terão horário estendido até 21h para multivacinação

Serão ofertados os imunizantes do calendário nacional para pessoas de todas as idades

Na próxima semana, Curitiba terá uma ação para que os moradores coloquem em dia as carteiras vacinais. De segunda (25/7) a sexta-feira (29/7), a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vai estender até as 21h o horário de multivacinação em cinco unidades de saúde: Hauer, Mãe Curitibana, Bairro Alto, Santa Felicidade e Vila Feliz (endereços abaixo).

Serão ofertados os imunizantes do calendário nacional para pessoas de todas as idades, além das vacinas contra a covid-19 e contra a gripe (influenza) para o público convocado.

O objetivo é oferecer horários alternativos de acesso à imunização, para que a população fique protegida contra doenças que podem causar internamentos, sequelas ou até a morte. 

“A vacina é a principal ferramenta que temos para combater doenças. Por isso, desenvolvemos diversas ações, como o atendimento no período noturno, para que as pessoas sejam imunizadas”, diz a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

Todas as vacinas 

Estarão disponíveis todas as vacinas oferecidas na rede municipal: as do calendário geral (como hepatite B, pentavalente, rotavírus e as demais da lista abaixo), para crianças, adolescentes, adultos e idosos (leia mais abaixo).

Todas as pessoas acima de 6 meses também podem receber a vacina contra a gripe (aquelas que ainda não receberam este imunizante em 2022).

Podem procurar a vacina contra a covid-19 todas as pessoas com 5 anos ou mais já chamadas e que ainda não compareceram, além das crianças de 3 e 4 anos, conforme convocação por faixa etária escalonada deste grupo. Confira aqui o cronograma para os curitibinhas.

Além da semana com atendimento em horário estendido, Curitiba também realiza neste sábado (23/7) o segundo Dia D de multivacinação deste ano, em 19 Unidades de Saúde, das 9h às 17h. 

Imuniza Já Curitiba

A oferta a vacinação até as 21h em cinco unidades de saúde na próxima semana é um dos esforços que Curitiba tem feito para ampliar o acesso da população aos imunizantes.

Esta ação é feita em conjunto com a Secretaria Estadual da Saúde (Sesa), como parte das ações do movimento Vacina Mais, lançado em 29 de junho pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais da Saúde (Conasems), o Conselho Nacional da Saúde (CNS) e o Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass).

Para imunizar a população, SMS também vacina de segunda a sexta-feira em 107 unidades de saúde, tem feito campanhas de multivacinação aos sábados, como o Dia D, e oferta informações sobre as vacinações da covid no site Imuniza Já Curitiba e em seus canais oficiais (site e redes sociais).

A Prefeitura também lançou a campanha de comunicação Quem Ama, Vacina, espalhada pelo mobiliário urbano da cidade, e levou a carteira vacinal para a palma da mão dos curitibanos com o Aplicativo Saúde Já Curitiba, que informa as doses já recebidas pelo usuário, as que estão em atraso e as que ele ainda tem a receber.

Como consultar doses pendentes

Para verificar se há vacinas pendentes, basta acessar o Aplicativo Saúde Já Curitiba (site ou smartphone), clicar na opção “Carteira de Vacinação” e escolher a aba “Pendentes”, que irá mostrar as doses do calendário nacional de vacinação em atraso.

No caso das vacinas contra a covid-19, confira aqui quais doses você precisa tomar e quais os intervalos entre uma aplicação e outra.

O site Imuniza Já Curitiba também informa quais grupos estão sendo convocados e quais podem comparecer nas repescagens contínuas. 

Vacinas disponíveis

– Vacinas do calendário – BCG, hepatite B, pentavalente, VIP/VOP (pólio), rotavírus, meningo C, febre amarela, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), varicela, hepatite A, dupla adulto, HPV, dTpa adulto, pneumo 10, pneumo 23, meningo ACWY e DTP (tríplice bacteriana).

– Vacina contra a gripe (influenza) – disponível para pessoas acima de 6 meses de idade que não receberam esta dose em 2022.

– Vacina contra a covid-19 – primeira e segunda doses e doses de reforço (veja aqui o intervalo mínimo entre as doses) para pessoas com 5 anos ou mais. Crianças de 3 e 4 anos também serão vacinadas, conforme convocação por faixa etária escalonada deste grupo (confira o cronograma para os curitibinhas aqui). 


Multivacinação em horário estendido

De segunda (25/7) a sexta-feira (29/7) – das 8h às 21h  
Oferta de todas as vacinas do calendário nacional de imunização, doses contra covid-19 e contra gripe

Distrito Sanitário Boa Vista
Unidade de Saúde Bairro Alto
Rua Jornalista Alceu Chichorro, 314 – Bairro Alto

Distrito Sanitário Boqueirão
Unidade de Saúde Hauer
Rua Waldemar Kost, 650 – Hauer

Distrito Sanitário Matriz
Unidade de Saúde Mãe Curitibana
Rua Jaime Reis, 331 – Alto do São Francisco

Distrito Sanitário Pinheirinho
Unidade de Saúde Vila Feliz
Rua Pedro Gusso, 866 – Novo Mundo

Distrito Sanitário Santa Felicidade
Unidade de Saúde Santa Felicidade
Via Veneto, 10 – Santa Felicidade

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima