Cinco serviços de apoio psicológico gratuitos em Curitiba

Saiba onde encontrar ajuda para cuidar da saúde mental

Manter a saúde mental em dia tem se mostrado um desafio e tanto na turbulência do cotidiano, sobretudo quando há sobreposição de vulnerabilidades. Em meio à crise econômica, a gente sabe que as condições financeiras pesam na hora de buscar ajuda, mas existem grupos em Curitiba que oferecem apoio psicológico de graça.

Abaixo, listamos algumas opções que podem ser viáveis para você.

1. CVV

O Centro de Valorização da Vida (CVV) funciona como uma espécie de pronto socorro psicológico. Os voluntários ficam disponíveis para conversar 24 horas por dia, sete dias por semana, pois acreditam que falar é a melhor solução. 

Eles não são profissionais da área, são pessoas dispostas a ouvir sem julgamentos e capacitadas para ajudar no processo de alívio do sofrimento. O CVV não substitui o atendimento especializado, mas pode ser a ajuda que você precisa num momento de agonia. 

Para falar com os voluntários, ligue gratuitamente para o telefone 188, envie um e-mail ou inicie uma conversa virtual via chat

2. SUS 

Você sabia que o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece acompanhamento psicológico? 

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, o atendimento pelo SUS deve ser buscado preferencialmente nas unidades de saúde. Em caso de necessidade, a própria unidade faz o encaminhamento para ambulatórios de especialidade ou para os Centros de Atenção Psicossociais (CAPS). Em casos de emergência, você também pode procurar a Unidade de Pronto Atendimento mais próxima ou contatar o SAMU, pelo fone 192.

O acesso à saúde pública é um direito seu. Viva o SUS! 

3. ConVida – UFPR

Criado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), o ConVida abre as portas para a comunidade acadêmica e população em geral em ações intermitentes. O grupo organiza rodas de conversa e atendimentos individuais, entre outros serviços focados em oferecer apoio psicológico.

Conheça o ConVida clicando aqui.

4. Núcleo de Prática em Psicologia – PUCPR

O Núcleo de Prática em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) também disponibiliza uma série de serviços gratuitos para a população. Entre eles, psicoterapia individual e grupal, terapia familiar e plantão psicológico. Este ano, devido à pandemia, o atendimento é gratuito e realizado por estudantes do 5º ano do curso de psicologia, com supervisão sistemática de professores da instituição. 

Ficou interessado? Entre em contato: (41) 3271-1663 ou (41) 3271-1591. E-mail: [email protected] 

5. Acolhimento Psicológico Online – Unibrasil

Na Unibrasil, os acadêmicos do 9º período do curso de psicologia, sob orientação de professores, realizam acolhimento psicológico de forma individual, via internet e de graça, dentro do projeto Acolhimento Psicológico Online.

Para participar, clique aqui e preencha o formulário.

Sobre o/a autor/a

9 comentários em “Cinco serviços de apoio psicológico gratuitos em Curitiba”

  1. Rosemeire do Carmo Cartoni

    Preciso de psicóloga para meu neto . Victor Eduardo,meu neto tem deficiência auditiva ele tem 19 anos está muito ancioso, precisa de ajuda urgente.

    1. Rosiane Correia de Freitas

      Oi Rosemeire, se você puder pagar um valor, recomendo a Medprev. Os serviços gratuitos costumam ter fila, mas na MedPrev vc paga um valor menor e consegue a consulta de imediato. Rosiane

  2. jucimara nascimento

    Bom dia preciso de ajuda com psiquiatra moro em Paranagua tomo medicamentos e nao consigo parar tomo morfina 30 mg e tramal 50 mg nao consigo parar ja tentei parar sozinha mais fiquei com tanta dor nas pernas e costas e um suor calafrio frio calor e muita dor no corpo ai tive que comprar novamente os medicamento preciso de ajuda por favor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima