Centro de Curitiba ganha mural pintado por artista espanhola em parceria com paranaense

Projeto prevê quase 400 metros quadrados de artes feitas por mulheres

Nos grandes centros urbanos, as artes espalhadas por prédios e muros são cada vez mais frequentes. Em Curitiba, chegou a vez de um prédio comercial da Rua Presidente Faria ganhar mais vida e cor: em novembro, a espanhola Marina Capdevila, conhecida como uma das maiores artistas muralistas de grafite do mundo, traz seu trabalho para um mural de 200 metros quadrados no Centro. Ao seu lado, a artista paranaense Cris Pagnoncelli, renomada por seu trabalho com lettering, também deve colorir uma empena. 

A arte a ser feita por Capdevila ainda não foi revelada, mas ela conta que o conceito deve ser em torno de um almoço que representa as diversas migrações e povos que formam a cultura de Curitiba. “A diversidade será retratada por meio de um almoço diário em casa, com uma migrante anônima que já morou no bairro e moldou a personalidade do lugar que se enriquece com a contribuição de tantas culturas”, afirma.

O que inspira Marina é a beleza que não segue os padrões estéticos, como idosos representados por personagens atemporais. “Minha maior inspiração tem sido minha avó e o desejo de chegar à velhice com plena vitalidade”, completa.

A vinda da artista ao Brasil, tem apoio do escritório da Cooperação Espanhola, que tem trabalhado para promover talentos artísticos espanhóis no exterior, permitindo o encontro de instituições e criadores de ambos os países, para fortalecer as relações entre a Espanha e países da América Latina.

Já a artista Cris Pagnoncelli conta que vai homenagear a escritora, letrista e tradutora brasileira Alice Ruiz, estampando um de seus poemas em grande escala. “Em 2014, pintei meu primeiro mural de tinta no Brooklyn, em Nova Iorque, e ele fazia uma homenagem ao Poeta Paulo Leminski. Agora, anos depois, vou homenagear sua companheira de vida, a Alice Ruiz”, conta. “Estou realizando um sonho de ter minha primeira empena solo na cidade onde vivo”, completa.

O trabalho de Pagnoncelli tem como linha de pesquisa o protagonismo do desenho de letras e pautas feministas, que dão visibilidade às mulheres. Seu estilo mistura pinturas a giz e em tinta em grande formato.  

O projeto

Escrito em 2019 pela Produtora Mucha Tinta, o projeto foi captado através do Mecenato em plena pandemia e agora segue para a parte prática da pintura. Seus co-criadores são Giusy de Luca, da produtora Mucha Tinta, e Bernardo Bravo.

Para Giusy, a importância de trabalhos feitos por mulheres em um espaço público, tem a ver com representatividade. “Uma mulher ver outra pintando, além de empoderar, mostra que nós mulheres, podemos contar nossa própria história”, afirma. 

Além disso, a produtora também aposta em Curitiba como um futuro pólo turístico de arte urbana. “Em cidades como São Paulo e Belo Horizonte, já existem circuitos para serem percorridos a fim de proporcionar aos turistas, uma verdadeira galeria a céu aberto. Queremos isso na nossa cidade: uma galeria gratuita e de fácil acesso”. 

SERVIÇO:

Mural Marina Capdevila e Cris Pagnoncelli

Local: Rua Presidente Faria, número 431, Centro – Curitiba – PR

Data de realização: de 7 de novembro a 20 de novembro.

Apoio:

Embaixada da Espanha no Brasil – Conselho Cultural

Centro Europeu

Tintas Vergínia

Tintas Suvinil

CEDES

Sesi Cultura

Fiep

Observatório Criativo

Condo Consult

Guarda Municipal de Curitiba

Realização: Mucha Tinta 

Incentivo: EBANX, Fundação Cultural de Curitiba, Prefeitura de Curitiba

Sobre o/a autor/a

3 comentários em “Centro de Curitiba ganha mural pintado por artista espanhola em parceria com paranaense”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima