Cemitério Municipal realiza passeios noturnos muito concorridos 

Apesar de parecer macabro, objetivo do passeio é observar itens de arquitetura, geologia e arte que compõem o cemitério mais antigo da cidade

Ao longo das noites desta semana acontecem as visitas guiadas ao Cemitério Municipal de Curitiba. Apesar de parecer macabro, objetivo do passeio é observar itens de arquitetura, geologia e arte que compõem o cemitério mais antigo da cidade.

Para participar dessas visitas, é necessário se inscrever no site da prefeitura. Infelizmente, todos os passeios desta semana já estão esgotados. Na verdade, eles se esgotaram em apenas cinco minutos. Segundo a prefeitura, as visitas são muito concorridas. Mas em breve novas datas serão divulgadas pelo governo municipal. 

A pesquisadora cemiterial Clarissa Dias, é a guia do tour e nas visitas ela apresenta a trajetória das pessoas ilustres sepultadas no cemitério, além de explorar a arquitetura e as artes do local, que ajudam a compor a história da cidade. 

Cemitério Municipal de Curitiba

Michel Anderson Daversa, já fez o passeio e indica que todos façam a visita. “Eu sempre indico para as pessoas, a primeira reação é o medo, aí perguntam mas não tem um lugar melhor? A minha resposta é sempre a mesma: só podemos pensar na morte, vivos”, diz.

Michel é formado em psicologia e atua na área da tanatologia – estudo científico da morte. Para o psicólogo, o passeio não tem nada de sobrenatural e misterioso. “Cada visita tem um tema, aprendemos sobre arquitetura, história, sobre as sepulturas que revelam questões socioeconômicas de cada época e até história de políticos que estão enterrados lá”, comenta.

Os passeios acontecem à noite, das 19h às 22h, no Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Não são permitidos menores de idade desacompanhados dos responsáveis. A prefeitura recomenda o uso de sapato fechado, não é permitido fotografar ou gravar e aqueles que desejarem podem levar suas lanternas. Em caso de chuva meia hora antes do passeio no bairro São Francisco, as visitas são canceladas.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima