Casal gay e seus três filhos lançam livro sobre a vida em uma família homoafetiva

A história de dois homens e seus três filhos traz relatos emocionantes de uma família que vai além dos padrões heteronormativos

Neste domingo (08), será lançado o livro “Família Harrad Reis: Uma família de todas as cores e todos os amores”, de autoria do casal Toni Reis e David Harrad e de seus três filhos. A obra conta a história dos autores desde o momento em que Toni conheceu o londrino David, em 1990 no metrô de Londres até os dias de hoje.

Toni e David narram suas infâncias, adolescências e juventude, a experiência de se descobrirem gay, todas as implicações que isso causou na vida dos dois e a realização do sonho de serem pais. Casados na Inglaterra desde 1990, foram um dos primeiros casais do mesmo sexo a terem a união reconhecida no Brasil, depois da decisão do STF, em 2011. Alyson, 20 anos, Jéssica, 18, e Filipe, 15, filhos do casal, contam ainda no livro como é a experiência de terem pais gays e a perspectiva deles do processo de adoção tardia.

 “As pessoas têm muitas curiosidades e aí nós dividimos com elas. Eu escrevi uma parte, o David outra e as crianças também. Nós juntos escrevemos para realmente desmistificar a família mostrando que tem muitos tipos de família, a nossa é mais um tipo que existe. Nós respeitamos a família tradicional brasileira, paranaense, curitibana e nós queremos também a proteção da lei e a gente conseguiu esse direito”, conta Toni Reis, que também é diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI+.

O livro é uma versão atualizada da obra “Direito de amar: a história de um casal gay”, publicada por Toni e David em 1996. Ele foi escrito num contexto em que o Brasil não reconhecia oficialmente a união estável entre pessoas do mesmo sexo, diferente de hoje em dia.

O relato tenta mostrar que é perfeitamente possível para uma pessoa homossexual viver de forma feliz e em harmonia consigo e com os outros, mesmo que às vezes haja um caminho árduo a ser seguido até chegar a esse ponto. Para Toni, todas as famílias merecem respeito. “Família pra mim é onde é há amor, onde há compreensão, onde tem responsabilidade e que as pessoas se cuidam. Nós defendemos família com S no final. Todas as famílias merecem respeito e proteção da lei”, declara.

O lançamento acontecerá no Dia dos Pais no auditório do Solar do Rosário (Rua Doutor Claudino dos Santos, 142), no Largo da Ordem, em Curitiba (PR), das 11h30 às 13h, respeitando as normas de distanciamento social.

Reportagem produzida por Jully Ana Mendes sob orientação de João Frey

Sobre o/a autor/a

2 comentários em “Casal gay e seus três filhos lançam livro sobre a vida em uma família homoafetiva”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima