Bigarella foi despejado da terra que conhecia como poucos: museu prometido pelo governo não vai mais existir

Museu geológico que o pesquisador sonhou para o Parque de Vila Velha - e que foi tantas vezes prometido pelo governo - não vai existir

*Por Bruna Bronoski

Quase quatro toneladas de filmes, arquivos e relíquias de grandes produções audiovisuais, como as de Glauber Rocha, se perderam no incêndio do último mês na Cinemateca Nacional. Três anos antes, o Museu Nacional no Rio de Janeiro ardeu em chamas mais de 20 milhões de itens históricos, entre obras de arte, fósseis e múmias. Em 2015, o Museu da Língua Portuguesa também pegou fogo, sendo reinaugurado apenas no último mês.

“Um país que não investe e mantém sua memória está fadado ao subdesenvolvimento”, diz o historiador Renato Mocellin. “Infelizmente, esse é um problema brasileiro e paranaense”. No estado, pelo menos três acervos perderam investimentos e foram distribuídos para outras instituições.

Acervo João José Bigarella

Toneladas de fragmentos geológicos colhidos pelo professor João José Bigarella em várias partes do mundo ficaram mais de dez anos parados numa estrutura que quase virou museu. Antes de falecer, em 2016, o professor Bigarella acreditava que o projeto sairia do papel, como o governo estadual havia prometido em diversas ocasiões. O “quase” acabou em julho deste ano.

O museu nunca foi inaugurado. A estrutura de 2.800 m² construída dentro do Parque Estadual de Vila Velha para receber público de escolas, universidades, turistas e interessados na formação geológica do Paraná e do Brasil, pode até ser demolida.

O prédio foi construído em Vila Velha pela sua peculiaridade da formação geológica, conta Glaucon Horrocks, ex-presidente da Funabi, fundação que leva o nome do professor. “Sem parceria com o governo do Estado, o Ministério da Cultura não nos autorizou o funcionamento”, lembra Horrocks.

No ano passado, o Grupo Soul Parques ganhou a concessão do Parque Estadual de Vila Velha depois que a exploração de unidades de conservação pela iniciativa privada foi aprovada na Assembleia Legislativa do Paraná. Como não houve no processo de concessão nenhuma cláusula que se preocupasse com o legado de Bigarella, o cuidado com o acervo dependeria apenas do interesse da empresa concessionária – o que, segundo a Funabi, não aconteceu. 

“A concessionária e o Instituto Água e Terra, como representante do Poder Concedente, possuem prazo contratualmente estipulado até setembro de 2023 para definir o melhor projeto para o aproveitamento do Espaço Interativo existente dentro do Parque Estadual de Vila Velha, também conhecido como Museu. Diante dessa indisponibilidade de local apropriado para a guarda ou abertura da exposição ao público, o acervo do professor Bigarella foi devolvido para a FUNABI para que fosse melhor aproveitado nesse momento”, disse ao Plural o grupo Soul Parques.

Depois de anos esperando um termo de parceria com o governo do Paraná, membros da fundação atenderam à determinação do Tribunal de Contas da União para sua retirada do parque.

O Instituto Água e Terra (IAT) informou ao Plural que, juntamente com o Soul Vila Velha, cumpriu com sua obrigação no estudo da melhor área para abrigar o acervo de pesquisa do professor Bigarella e até o momento aguarda o retorno da Fundação Bigarella. 

Arquivo deslizante que vai para a UNICENTRO e parte do acervo que será dividido (Foto: Claudio Ruaro)

Após o fim do museu que nunca chegou a existir, parte do acervo foi destinado à Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), em Guarapuava, por recomendação do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Dos cerca de 500 fragmentos, entre rochas e amostras, 30 foram para a universidade. Cadeiras de auditório, arquivos deslizantes e painéis de exposição também foram destinados.

Maria Carolina Stellfeld, geóloga e membro da comissão científica da Funabi, conta que para a Unicentro foram enviadas amostras compradas com fundo da Lei Rouanet. Outras, colhidas pelo próprio Bigarella em suas dezenas de expedições, foram levadas a uma propriedade da família e podem seguir para a Universidade Estadual de Ponta Grossa e para o Serviço Geológico do Estado, que são interessados no acervo. 

Acervo que deverá ser dividido entre IAT e UEPG (Foto: Claudio Ruaro)

“O museu teria um percurso desde a origem do universo, com posicionamento dos planetas em relação ao sol. Os visitantes saberiam como houve a separação do Gondwana [dos continentes África e América do Sul], a formação de Vila Velha, a deposição dessas rochas. Os painéis já estavam todos prontos, desenhados. Dá dó não usar este material todo”, comenta Stellfeld.

O material de trabalho do professor Bigarella, como martelos, machados e outras ferramentas podem ser expostos no prédio universitário que leva o nome dele, no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), caso haja uma parceria entre a fundação e a instituição. O acervo do professor ainda contém mais de 3 mil fotos e vídeos de seus trabalhos pelo mundo. 

Trajetória

João José Bigarella foi geólogo, pesquisador e professor da UFPR. Esteve em vários países africanos e sulamericanos para realizar pesquisas geológicas de campo. Seus estudos têm referência internacional, uma vez que esteve à frente das pesquisas empíricas pioneiras para explicar a movimentação e separação dos continentes. Também contribuiu para estudos de deriva continental e geomorfologia do quaternário brasileiro. Foi reconhecido por várias instituições por seu intenso trabalho de pesquisa e educação ambiental.

Professor Bigarella em aula de campo em 1949 para alunos da UFPR, então chamada de Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras do Paraná. Foto: Arquivo pessoal

Filha e integrante da Comissão Científica da Funabi, Mônica Maria Bigarella lamenta que o esforço do pai e de tantas pessoas depois dele tenha este desfecho. “O projeto do museu foi baseado em grandes estudos de todos os museus que ele percorreu para poder fazer uma síntese disso para o Paraná. Era o presente que ele queria dar ao Estado”.

Foram mais de 10 anos de espera, negociações, mudança de governos. Para Aristides Athayde, advogado e ambientalista, faltou interesse político para alocar o acervo. “Começou com o governador Requião, que não assinou o termo de parceria. Em seguida foram 8 anos de descaso do governo Beto Richa e agora o mesmo com Ratinho Jr. Nada foi feito”.

Acervo Mineropar

Outro acervo geológico paranaense também ficou espalhado pelo estado e até fora dele. A Mineropar, Serviço Geológico do Paraná, mantinha grandes amostras de rocha, resultado de estudos e retirada de fragmentos de rocha metamórfica, ígnea e sedimentar de vários municípios ao longo de anos.

Parte deste acervo foi depositada no estacionamento de um prédio alugado pelo estado ao lado do ITCG (Instituto de Terras, Cartografia e Geologia do Paraná). Segundo dois servidores do IAT que preferem não se identificar, os arquivos do acervo ficaram “jogados” ali sem o cuidado devido.

De acordo com Luciano Loyola, chefe da Divisão de Geologia do IAT, o acervo foi dividido em três partes. “Com a extinção da Mineropar, os testemunhos de sondagem [amostras de rocha retiradas a metros de profundidade da superfície] ficaram guardados num galpão em Araraquara, no interior de São Paulo, onde está um depósito do Serviço Geológico do Brasil”.

Além de Araraquara, parte do acervo da Mineropar foi destinado ao Viveiro do Guatupê, em São José dos Pinhais. Antes disso, o material ficava num laboratório em Curitiba para análise e consulta de pesquisadores.

O acervo da Mineropar para visitação de escolas foi levado ao Parque da Ciência Newton Freire Maia, em Pinhais. Mapas, globos e maquetes com atividades de mineração eram instrumentos didáticos para crianças e serviam de iniciação à importância do conhecimento sobre solo e formações geológicas. De acordo com Loyola, foi requisitada uma verba para alocar o acervo no mesmo nível de curadoria dos demais acervos do Parque da Ciência, o que ainda não ocorreu.

O Observatório de Justiça e Conservação considera inadequado o tratamento público reservado aos acervos. “O que está acontecendo mostra a pouca importância que o governo do Paraná dá à educação. É um descaso com o patrimônio público, com a herança cultural para as próximas gerações. Museus e acervos têm finalidades educacionais e é a educação que estamos deixando de lado”, afirma o diretor-executivo do OJC, Giem Guimarães.

Biblioteca do IAP

O antigo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), hoje IAT, possui um acervo de livros que um dia foi público. Hoje os livros da Biblioteca do IAP ficam, segundo o IAT, disponíveis ao público digitalmente. 

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Turismo informou em nota que “livros de conteúdo pedagógico e didático, de geologia, geografia e áreas correlatas estão à disposição para doação a bibliotecas que tiverem interesse”.

A nota também informou que os livros de conteúdo técnico estão disponíveis para consulta, com agendamento e supervisão, “por se tratarem de materiais históricos do Estado”. 

O historiador Renato Mocellin considera esta divisão um prejuízo. “Os investimentos podem ser canalizados de maneira mais efetiva e racional se o acervo de uma mesma temática está todo no mesmo lugar. A própria captação de recursos é mais difícil se o acervo estiver espalhado. Além disso, você precisa de cuidado profissional especial para cada acervo. Não dá só para amontoar os itens num prédio e abandoná-los”.

Sobre o/a autor/a

4 comentários em “Bigarella foi despejado da terra que conhecia como poucos: museu prometido pelo governo não vai mais existir”

  1. Maria Lucia De Paula Herrmann

    Lamento muito por esse triste final da criação do museu no Parque de Vila Velha..Grande sonho do Prof Bigarella ,paranaense,ambientalista mundialmente referenciado. Esse museu.,tinha a proposta de abordar a.origem do universo, a criação. do planeta terra ,sua.evolução através das eras geológicas, as características continentais ,a importância da.preservação. ambiental. Todos apectos seriam exemplificados.por amostras de rochas, ilustrados por imagens de fotos,filmes,de diferentes paisagens, e referendados através de livros e artigos do seu vasto acervo ,que agora será descentralizado entre várias instituições. Privatizar parques sem investir em cultura , perde o.Estado e a população. Muito triste!!!

  2. Dante Romanó Neto

    Governo despreocupado com ciência e conhecimento ambiental no momento atual, é governo desgovernado.
    Mais um grande paranaense de talento esquecido e posto de lado.
    O grande Professor Bigarella é membro importantíssimo do ambientalismo paranaense, e seguirá sendo, apesar deste descaso.
    Forte abraço aos amigos e familiares do eminente João José Bigarella, Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima