Balneário Camboriú acusa Curitiba de enviar moradores de rua para a cidade

FAS nega prática e diz que só compra passagens para quem quer voltar para sua cidade e consegue comprovar vínculos

Um vídeo que corre pelas redes sociais mostra um ônibus de viagem chegando ao município de Balneário Camboriú, em Santa Catarina, supostamente com um grupo de moradores de rua que teriam sido enviados à cidade pela Prefeitura de Curitiba. O vídeo foi postado pela própria prefeitura do município catarinense, que diz que irá “adotar providências” sobre o tema.

A denúncia de Balneário Camboriú é que Curitiba, para não permanecer com moradores de rua na cidade, estaria comprando passagens para outros municípios aleatoriamente. A Prefeitura de Curitiba nega a prática e diz que apenas oferece passagens para pessoas que queiram voltar para seus municípios de residência, e diz ainda que exige comprovação do vínculo com a cidade (ver nota abaixo).

De acordo com o serviço de Abordagem Social de Balneário Camboriú, a informação de que um grupo de moradores de rua estava sendo enviado para a cidade partiu de uma passageira do ônibus em que eles estavam, na noite de sexta-feira (5). Perto de 22 horas, a Abordagem Social recebeu os passageiros, que disseram que tinham recebido passagem de Curitiba.

Segundo o responsável pelo serviço, José Henrique “Pilica”, os moradores de rua apresentaram suas passagens confirmando a compra pela Prefeitura de Curitiba. A imprensa local diz que não foi possível dizer quantas pessoas em situação de rua estavam no ônibus, até porque algumas pessoas, ao serem abordadas, teriam saído correndo.

Veja na íntegra a nota da Fundação de Ação Social, ligada à Prefeitura de Curitiba:

A Prefeitura de Curitiba não confirma as informações veiculadas em vídeos. A Fundação de Ação Social (FAS) informa que apenas atende pessoas com concessão de passagens que desejam retornar para suas cidades de origem no Brasil ou que comprovem vínculos na cidade em que deseja viajar. A concessão é feita somente para pessoas ou famílias em situação de vulnerabilidade, após atendimento e análise técnica, além do contato com familiares na cidade de origem. Ressaltamos que a Fundação de Ação Social de Curitiba respeita as diretrizes e política nacional de atendimento às pessoas em situação de rua.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Balneário Camboriú acusa Curitiba de enviar moradores de rua para a cidade <div class='awpa-single-post-star-variation' attributes='[{"ratings":{"id_4994":5},"sum":"5","count":1,"avg":5,"people_count":{"count_5":1}}]' show_star_rating='1' rating_color_back='#EEEEEE' rating_color_front='#ffb900' rating_type='5' show_avg='', show_star_type='' show_votes='' star_size='x-small'></div> ”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima