Assentamento Contestado completa 24 anos com Feira da Reforma Agrária

Confraternização na Lapa terá almoço com churrasco e baile

O assentamento do Contestado, na Lapa, completa 24 anos e neste sábado (11) haverá a Feira da Reforma Agrária com almoço e baile para celebrar a data. Os convites podem ser adquiridos pelo WhatsApp: (41) 99656-7140 ou (49) 99169-7494.

A programação começa às 10h e segue até 17h, segundo a organização. Durante a feira produtos agroecológicos serão vendidos e no espaço culinária haverá porções, bolos e lanches para consumo no local.

No almoço será servido churrasco a R$ 100 para quatro ou cinco pessoas. Porões de arroz, maionese, saladas e farofa custam R$ 5 cada.

O baile começa às 16h e antes disso deve haver atos políticos.

Contestado

A área do assentamento foi ocupada por integrantes do MST em 1999 e era uma propriedade improdutiva com dívidas de impostos localizada a 70 quilômetros de Curitiba.

Hoje os 3,2 hectares abrigam 160 famílias de pequenos agricultores e agricultoras.

Leia também: MST, o movimento que enfrentou os donos do poder

A comunidade também conta com infraestrutura completa, com escolas, unidades de saúde, cooperativa e espaço de lazer para os moradores, que vivem da agroecologia.

Educação

Desde 2005 o assentamento Contestado é sede da Escola Latina Americana de Agroecologia (ELAA), criada em colaboração com a Via Campesina.

Os cursos em andamento são de graduação em Tecnologia em Agroecologia, Licenciatura em Educação do Campo e de especialização em Educação do Campo e a Realidade Brasileira, em parceria com a Universidade Federal do Paraná e o Instituto Federal do Paraná.

Sobre o/a autor/a

6 comentários em “Assentamento Contestado completa 24 anos com Feira da Reforma Agrária”

  1. Da 200 metros quadrados por família. Isso se for tudo área livre. Mas pelo jeito tem até lugar pra escola e pavilhão pra baile, acessos….sobra o que pra plantar? Só fazer as contas…
    Com certeza vivem de bolsa família.
    Bom lugar pra começar, mas o progresso e prosperidade requer estudo e trabalho. Escola pelo menos tem. Bora estudar e progredir ficar nesse espaço limitado não trás prosperidade.
    Matéria muito vazia e poucos detalhes. Até depoimentos com fotos e das casas seriam boa comprovação do que se fala.

  2. A área tem 3.228 hectares (1.240 são de áreas de proteção ambiental). Todo o território integra os limites da Área de Proteção Ambiental da Escarpa Devoniana.

  3. Luiz Carlos Minatti

    Verdade, é muita família, 160 para tão pouca terra 3,2 hectares. Aqui na minha região é de 3 alqueires acima. Estou no Pontal do Paranapanema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima