Pós eleições: veja quem serão os novos vereadores de Curitiba

Quatro vereadores foram eleitos deputados e com isso os suplentes devem assumir a partir de fevereiro

As eleições gerais de outubro mudaram a cara não só da Assembleia Legislativa e da Câmara dos Federal, mas também da Câmara Municipal de Curitiba. Isso porque quatro vereadores vão assumir mandatos de deputados.

Foram eleitos deputados estaduais Renato Freitas (PT), Flavia Francischini (PSL) e Denian Couto (Podemos). Carol Dartora (PT) assume o mandato de deputada federal.

A suplente de Renato Freitas, Ana Júlia (PT) também foi eleita deputada estadual. Assim, no lugar de Freitas e Dartora entram Ângelo Vanhoni e Mandata Coletiva das Pretas, cuja titular é a fotojornalista Giórgia Prates e que nas eleições municipais também tinha a ativista Andreia Lima na chapa.

Leia também: Deputado Zeca Dirceu será líder do PT na Câmara e promete lealdade ao presidente Lula

No lugar de Francischini assume Rodrigo Reis (PSL) e a cadeira de Couto será destinada a Bruno Pessuti (Podemos).

Outras mudanças

Além dos novos nomes, a Câmara de Curitiba também terá um novo comando. Marcelo Fachinello (PSC) presidirá a casa com a promessa de “diálogo positivo”.

Fachinello integrava o blocão que indicou a maioria das posições da mesa diretora, que será composta por: primeiro-vice-presidente, Tito Zeglin (PDT); segundo-vice-presidente, Mauro Ignácio (União); primeiro-secretário, Osias Moraes (Republicanos); e a segunda-secretária, Maria Leticia (PV). A terceira e a quarta secretarias serão ocupadas, respectivamente, por Mauro Bobato (Pode) e Leonidas Dias (Solidariedade), indicados por um bloco menor de partidos.

Saiba mais: Secretário de Educação fala em “continuidade” do trabalho de Renato Feder

Apesar dos novos vereadores e da mudança na Mesa Diretora, a Câmara de Curitiba continua bastante conservadora e segue alinhada aos interesses do prefeito Rafael Greca (PSD).

Retorno

As sessões da Câmara de Curitiba serão retomadas a partir do dia 1º de fevereiro. Na primeira semana do mês os novos vereadores devem ser empossados oficialmente para iniciar os respectivos mandatos.

A posse dos membros da nova Mesa será no dia 2 de janeiro, mas ainda não há horário confirmado.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima