Plural Match apresentou falhas | Jornal Plural
Clube Kotter
16 nov 2020 - 16h07

Plural Match apresentou falhas

Sistema que auxiliava eleitores a ver preferências dos candidatos teve problemas e saiu do ar

O pioneirismo tem seus custos. O jornalismo de dados do Plural tem produzido muita coisa bacana, e nos orgulhamos disso. Às vezes, porém, mexer com dados pode ser um desafio e tanto.

Num esforço para facilitar a vida do eleitor, coletamos respostas de mais de uma centena de vereadores, raspamos informações de todos os outros, criamos um questionário junto com cientistas políticos e juntamos tudo isso numa ferramenta, uma espécie de Tinder eleitoral, o Match.

A ideia é que o eleitor compare suas respostas com a do candidato e veja se ele representa seus ideais. Ficou bem bacana. Mas no caso de alguns candidatos, um problema do sistema apresentou respostas erradas. Por vezes, respostas que aqueles candidatos jamais dariam.

Evidente que isso não ocorreu de propósito, mas mesmo assim alguns candidatos se queixaram. E eles tinham razão. O Plural pede desculpas pelo erro e reafirma sua intenção de apostar no jornalismo de dados e em ferramentas que facilitem a vida do cidadão.

Acreditamos que esse é o futuro do jornalismo e que estamos dando passos importantes para tornar esse tipo de serviço cada vez mais aprimorado e eficiente. Tropeços acontecem, e pedimos as mais sinceras desculpas, especialmente a nossos fiéis leitores.

Se puder, assine o Plural. Você pode escolher o valor que quer pagar. Isso faz muita diferença para nós: ser financiados por leitoras e leitores. As assinaturas nos mantêm funcionando com uma equipe que hoje tem oito pessoas e dezenas de colaboradores. Somos um jornal que cobre Curitiba em meio aos obstáculos da pandemia e fazemos isso com reportagens objetivas, textos de opinião e de cultura, charges e crônicas. Obrigado pela leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas Notícias