Paranaenses elegerão representantes para 423 Conselhos Tutelares neste domingo 

São mais de 2 mil vagas de conselheiros no Estado

Os paranaenses vão escolher neste domingo, 1º de outubro, 2.115 conselheiros tutelares para a gestão 2024-2027. Eles integrarão os 423 Conselhos Tutelares existentes no Estado e atuarão na defesa e proteção dos direitos das crianças e adolescentes. 

Em Curitiba, são 10 Conselhos Tutelares – um em cada uma das 10 regionais da capital. Serão eleitos 50 Conselheiros, cinco para cada um dos Conselhos. No total, foram registradas 155 candidaturas, sendo apenas 34 candidatos homens. O Plural já publicou reportagens com os locais de votação e a lista de candidatos de cada regional, confira aqui.

Já na Região Metropolitana cada cidade terá diferentes locais de votação, que já foram definidos (veja aqui).

Eleições 

O pleito acontece em todo o país das 8h às 17h e é necessário apresentar o título de eleitor ou e-título para registrar o voto. Todas as pessoas com mais de 16 anos estão aptas a votar, desde que estejam em dia com a justiça eleitoral. 

Leia também: Intervenção artística em Curitiba reivindica ministra negra no STF

O resultado da votação será divulgado no mesmo dia e a posse dos novos representantes dos conselhos será em 10 de janeiro. 

De acordo com a legislação, há um conselho para cada grupo de cem mil habitantes, e cada um desses é composto por cinco conselheiros. Esses representantes são eleitos para mandatos de quatro anos, são remunerados e estão sujeitos a uma avaliação de desempenho.

Com AEN

_________

A cobertura das eleições do Conselho Tutelar é feita pelo Plural, coordenada pela CEO Rosiane Correia de Freitas com apoio de estudantes de jornalismo de Curitiba.

Texto com supervisão das jornalistas Aline Reis e Cecília Zarpelon. 

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima