Deputados se encontram com Alckmin para debater pedágio nas rodovias do Paraná

A articulação da Frente Parlamentar é para que o leilão dos primeiros lotes não ocorra antes da análise do estudo entregue para a ANTT

O vice-presidente eleito Geraldo Alckmin (PSB) recebeu o deputado estadual Arilson Chiorato (PT) e a deputada federal Gleisi Hoffamann (PT), em Brasília, para tratar sobre a suspensão do modelo de concessão de pedágio para as rodovias paranaenses, nesta quinta-feira (17).

Os parlamentares também visitaram a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e apresentaram uma pesquisa elaborada por professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que apresenta algumas falhas no processo de concessão, incluindo duplicidade de obras e falta de projetos estruturais.

O estudo foi elaborado pelo professor Luiz Antônio Fayet, coordenador e membro do Instituto Tecnológico de Transportes e Infraestrutura (ITTI).

O parlamentar frisa que, além do pedido de suspensão da proposta de concessão, foi entregue o estudo técnico feito pelo ITTI, da UTFPR, em que pesquisadores comprovaram falhas graves no processo de concessão do pedágio, como duplicidade de obras, falta de projetos estruturais e tarifas mais caras que as atuais em pouco tempo, o que comprometeria a competitividade econômica.

Desde novembro de 2021 as praças de pedágio das rodovias estaduais foram fechadas, por conta do término da concessão com o Governo do Estado.

A polêmica também versa sobre o valor das tarifas. A recomposição das tarifas, segundo levantamento da própria Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) divulgado em maio, aponta que o modelo Econômico Financeiro (MEF) já teve quase 30% de aumento mesmo antes de o pedágio ser reativado.

“Foi uma reunião muito produtiva, estamos trabalhando bastante e confiantes que o bom-senso prevaleça”, disse Chiorato ao Plural. Alckmin, por sua vez, estava propenso em entender o problema das rodovias paranaenses.

Para dezembro estão previstos os leilões de dois lotes de rodovias estaduais (e federais) do Paraná. Os vencedores do certame deverão ter contratos de 30 anos para explorar as praças de pedágio.

O leilão dos primeiros lotes pode gerar R$ 17 bilhões, conforme o projeto de integração, que dividiu as estradas paranaenses em seis lotes entre o porto de Paranaguá, o Norte e a fronteira com o Paraguai.

A articulação da Frente Parlamentar da Alep é para que o leilão não ocorra antes da análise do estudo entregue para a ANTT.


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1 comentário em “Deputados se encontram com Alckmin para debater pedágio nas rodovias do Paraná”

  1. Martha Aulete Hirsch

    PeTismo + Asinus asinum fricat.

    Toda vez que você faz uma escolha, está transformando a parte central de você, a parte de você que escolhe, em algo um pouco diferente do que era antes. E tomando sua vida como um todo, com todas as suas inúmeras escolhas, durante toda a sua vida você está lentamente transformando essa coisa central em uma criatura celestial ou uma criatura infernal: ou em uma criatura que está em harmonia com Deus, e com outras criaturas, e consigo mesmo, ou então em um que está em estado de guerra e ódio com Deus, e com seus semelhantes, e consigo mesmo. Ser um tipo de criatura é o céu: isto é, é alegria e paz e conhecimento e poder. Ser o outro significa loucura (PeTismo), horror (PT), idiotice (Partido dos Trabalhadores), raiva, impotência e solidão eterna. Cada um de nós, a cada momento, está progredindo para um estado do outro.”
    Asinus asinum fricat.

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