Câmara votará Política Municipal Vini Jr. para combater racismo em eventos esportivos

Projeto de Lei passou pela Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias e agora pode ir ao plenário

A Câmara de Curitiba deve votar ainda neste ano a Política Municipal Vini Jr., que visa combater o racismo em estádios, ginásios e arenas esportivas. A proposta é da vereadora Giorgia Prates (PT) e dos vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania) e Professor Euler (MDB).

O texto diz que “a ideia é garantir que o acesso e participação da população negra nesses espaços não sejam prejudicados por quem não respeita princípios elementares do respeito a todos”.

Nesta terça-feira a Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias aprovou o PL, que foi relatado pelo vereador Dalton Borba (PDT) e recebeu parecer favorável para a tramitação.

Eventos esportivos

A política recebeu o nome de “Vini Jr.” por conta da atuação do atleta do Real Madrid no combate ao racismo. O jogador é alvo frequente de ataques na Espanha e tem se posicionado como uma voz contra a discriminação no esporte.

Leia também: PUC tem bolsas de estudos para pessoas negras

Em casos de racismo em locais esportivos em Curitiba, caso a Lei seja aprovada, a autoridade policial presente nesses locais, ao ser comunicada sobre o crime deve encaminhar o caso para a Polícia Civil ou Juizado do Torcedor, além de informar a Comissão de Direitos Humanos da Câmara.

Além disso, o texto também prevê interrupção do jogo enquanto atitudes ou manifestações racistas durarem.

A proposta institui ainda campanhas educativas antes, no intervalo e ao fim das partidas para conscientizar torcedores sobre o respeito aos direitos humanos.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima