Câmara entregará Cidadania Honorária a Claudia Silvano

Silvano disse que receber título é como ser adotada. "Vem cá que você é uma das nossas!"

A advogada e diretora do Procon-PR, Claudia Silvano, será homenageada no próximo dia 27 de junho na Câmara de Curitiba. Silvano receberá o Título de Cidadã Honorária da cidade pelo histórico de trabalho na defesa dos consumidores curitibanos. Famosa pelo bom humor, o jeito original de se vestir e a disposição em ajudar, Claudia nasceu em São Paulo, mas desde os dois anos de idade chama Curitiba de lar.

O Título de Cidadã Honorária é a maior honraria entregue pela Câmara a pessoas não nascidas aqui, mas que se destacam nos serviços prestados à cidade. No caso de Silvano, a lista de pessoas que já encontraram apoio e principalmente soluções para problemas enervantes nas relações de consumo é enorme. Além de seu trabalho no Procon, Claudia usa suas redes sociais, onde tem milhares de seguidores, para educar e alertar os cidadãos.

Ao Plural, Claudia declarou estar muito feliz com a homenagem, que disse vir de um “professor, uma pessoa que adoro muito, que é um cara legal”. “Receber esse título é como se tivesse alguém me adotando. Como se dissessem, vem cá que você é nossa!”, comemora.

Causa LGBTQIA+

Claudia Silvano e sua companheira, Daniela Zago

Outra faceta conhecida de Claudia Silvano é de defensora dos direitos LGBTQIA+. Lésbica, Silvano é bastante franca sobre preconceito e sobre sua vida, que atualmente divide com criadora de conteúdo digital Daniela Zago. A entrega da Cidadania Honorária a Silvano é ainda mais relevante num momento em que a Câmara acaba de aprovar homenagem semelhante a psicóloga Deuza Avellar, conhecida promotora da “cura gay”, sob um debate que teve momentos claros de homofobia.

A Câmara de Curitiba nunca teve um parlamentar abertamente homossexual ou bissexual, muito embora segundo o IBGE cerca de 5% da população brasileira se declare lésbicas, gays ou bissexuais.

A homenagem a Claudia foi aprovada em 2019 por iniciativa do vereador Professor Euler (MDB), mas por conta da pandemia a entrega não pode ser realizada antes. A sessão solene, prevista para as 19h30 no plenário da Câmara, será aberta ao público e terá discursos do autor da proposta e da própria Claudia Silvano.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima