Podcasts e a evolução da comunicação no ambiente digital

O podcast permite aproveitar o tempo disponível consumindo informação, sem prejudicar a produtividade diária

A comunicação no ambiente digital passa por vários caminhos. Podem ser pelos sites, canais de vídeos, blogs, redes sociais e, claro, pelos cada vez mais comuns podcasts. 

Diante desse acelerado cotidiano moderno, é difícil organizar o tempo em nossas agendas para conciliar trabalho e lazer, pois as 24h do dia parecem não ser mais suficientes para fazer mais tarefas na era digital. E isso vale para o consumo de conteúdo.

Vivemos sob uma enxurrada de informação e a necessidade de um meio para facilitar a assimilação de tanto conteúdo é evidente.

Nesse caso o podcast é um formato muito bem-vindo. Ele permite aproveitarmos o tempo disponível consumindo informação, sem prejudicar a nossa produtividade diária. 

Quer saber mais sobre as características evolução e as vantagens dos podcasts? Confira a seguir os tópicos deste artigo.

Podcasts – Entenda o conceito e as vantagens

Sabe um programa de rádio? Pois então, imagine um programa de rádio que você pode ouvir pela internet. O podcast é basicamente isso. Ele é a evolução dos conteúdos de áudio na era digital e pode ser disponibilizado por meio de um arquivo ou transmitido via streaming. 

Esse formato deu as caras no alvorecer dos anos 2000 graças ao casamento de duas tecnologias: o MP3 e o RSS, que consiste em um formato de distribuição de informações em tempo real pela web, bastante usado em blogs e alguns sites. 

Com isso se tornou possível reunir vários áudios em um único ambiente. Alguns anos depois os smartphones e outros dispositivos móveis entraram em cena, facilitando ainda mais a ascensão dos podcasts.

Além disso, é preciso levar em conta outras razões que tornam esse formato um dos queridinhos do momento quando o assunto é produção e consumo de conteúdo na era digital. Entenda mais sobre essas características abaixo. 

Acessibilidade

Os podcasts podem ser escutados facilmente, pois basta você dar um play e escutar o conteúdo da sua preferência, seja no seu carro, no shopping center, durante uma caminhada no parque ou na hora de lavar a louça. 

Em outras palavras, é um formato que permite que qualquer um receba informações sem perder o foco em outras tarefas.

Versatilidade de assuntos

A quantidade de temas que é possível trazer à tona por meio dos podcasts é enorme. Por isso, nada impede que um escritor, por exemplo, divulgue o seu trabalho literário por meio de um podcast.

Também não é nenhum absurdo uma empresa utilizar o formato para aprimorar o seu Marketing Digital. Lembre-se também que jornalistas, publicitários, artistas e vários outros produtores de conteúdo podem colher bons resultados com os podcasts.

Facilidade de produção

Não é difícil produzir um podcast, pois hoje em dia é possível ter à disposição várias ferramentas intuitivas que viabilizam a gravação, a edição e a transmissão do conteúdo.

No entanto, é preciso ter uma estrutura mínima para as gravações, principalmente no que diz respeito à qualidade dos recursos sonoros. 

Podcasts e a gestão de negócios na era digital

Hoje em dia, quando o assunto é a gestão de um negócio, a presença digital é um fator importante para manter a organização competitiva e com a sua marca cada vez mais presente na mente dos consumidores.

Diante disso, não é de se admirar que os podcasts corporativos sejam a saída para muitas empresas, dos mais variados segmentos de negócios.

Uma academia de musculação, por exemplo, pode criar um podcast abordando questões como a importância dos exercícios físicos. Uma instituição financeira pode investir em um podcast que traz dicas sobre educação financeira.

O fato é que para o podcast funcionar bem para o Marketing de uma empresa, ele deve ser feito por meio de um bom planejamento. Para isso, é necessário ter em mente:

  • Objetivos (posicionar a marca, vender produtos, converter leads)
  • Material para a produção
  • Formato do programa

O formato usado para a transmissão do conteúdo é bastante variado e deve levar em conta os propósitos da estratégia. Portanto, confira a seguir alguns tipos de formatos de podcast. 

Entrevista

É um dos conceitos mais simples e um dos mais eficientes no mundo dos podcasts. A entrevista traz, basicamente, o apresentador – também chamado de host – e um convidado especialista no assunto que a empresa quer abordar.

Essa abordagem é uma boa maneira de utilizar o gatilho mental da autoridade na produção de conteúdo.

Informativo

Essa abordagem usa a boa e velha prática de trazer conteúdo com um caráter mais jornalístico, como se fosse um programa de rádio mesmo.

É uma boa alternativa para a empresa abordar temas variados, que vão desde mostrar as características de um produto ou serviço, até mesmo divulgar uma promoção.

Mesa redonda

Esse é um formato que tem algumas semelhanças com a entrevista. Uma das vantagens é poder contar com mais participantes capazes de agregar mais riqueza para o conteúdo transmitido.

Esse é um dos formatos mais conhecidos da atualidade e se proliferam em plataformas famosas da internet, como o YouTube. 

Leia também: Mulheres lideram produção e audiência de podcasts sobre crimes

Tecnologia para criar e ouvir podcasts

Se hoje os podcasts conquistaram espaço entre as mídias de conteúdo mais consumidas atualmente, uma boa parcela dessa culpa vai para as várias ferramentas digitais que viabilizam a produção, edição e transmissão deles.

Tais ferramentas, na maioria dos casos, são intuitivas e proporcionam criar podcasts com áudio de qualidade. E se você é da área, provavelmente já ouviu falar em algumas dessas ferramentas. 

Entre elas estão aquelas que permitem a gravação do podcast direto no celular tais como a:

  • Garage Band
  • Anchor
  • Mobile Podcaster
  • Spreaker Studio

Há também aquelas ferramentas que permitem limpar o áudio, reduzindo e até eliminando ruídos que possam prejudicar a qualidade.  Algumas delas são a:

Com todas essas ferramentas e tecnologias, fica muito mais fácil produzir e manter um podcast de qualidade e que ganhe relevância ao longo do tempo. 

Ainda assim, é importante ter em mente que mesmo sendo um projeto na internet, os podcasts se tornaram canais de informações importantes, sendo alguns mais relevantes até mesmo que muitos programas de televisão.

Conclusão

Os podcasts estão em alta e a tendência, de acordo com dados da eMarketer, é que eles continuem na crista da onda nos próximos anos, sendo tão protagonistas quanto os sites, os canais de vídeos, as redes sociais e outros meios de comunicação digitais. 

Razões para isso não faltam, pois os podcasts são versáteis, se adaptam facilmente no dia a dia das pessoas e não são difíceis de produzir, ainda mais se levarmos em conta a ajuda que as ferramentas intuitivas oferecem para quem quer investir nessa iniciativa.

Grandes aliados dos gestores de negócios, jornalistas e produtores de conteúdo em geral, os podcasts definitivamente são a evolução da comunicação no ambiente digital.

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