MadeiraMadeira demite cerca de 100 funcionários buscando “ganho de eficiência”

Contando com as demissões de agosto do ano passado, já foram 160 profissionais despedidos. Startup disse que cortes fazem parte da reestruturação do negócio

A startup curitibana MadeiraMadeira demitiu cerca de 100 profissionais na última quarta-feira (15). Especializada na venda de móveis, a empresa informou o desligamento de aproximadamente 5% do seu quadro de funcionários. Contando com a última demissão feita há sete meses, foram aproximadamente 160 pessoas demitidas.

Apesar de a MadeiraMadeira não ter confirmado quais áreas foram afetadas nem o número total de funcionários, o Plural apurou que foram desligados, principalmente, profissionais de Tecnologia da Informação (TI) e Marketing. A função que mais sofreu cortes foi a de analista, mas há também desenvolvedores, designers e gerentes de sistemas. Na página oficial da empresa no Linkedin, consta que a MadeiraMadeira tinha, ao todo, mais de dois mil colaboradores.

Procurada, a startup afirmou que as demissões fazem parte de “um movimento da empresa de revisar as estruturas com foco em ganho de eficiência”. “Agradecemos o esforço e empenho das pessoas dedicadas à empresa até esse momento”, diz nota da startup.

Conforme mostram relatos nas redes sociais, a demissão em massa foi inesperada para boa parte dos colaboradores. Um profissional de dados, que atuava há quatro anos na empresa, disse que entende os motivos dos desligamentos, mas que “é difícil ainda assimilar o que aconteceu”.

“Sempre dei meu melhor em tudo que fiz, vesti a camisa, ajudei quem eu pude e me orgulho muito disso, acredito que deixei um legado bacana lá dentro e espero de verdade que essas demissões em massa parem de acontecer, é extremamente difícil e cansativo ajudar a construir um time de alta performance para no fim ver tudo se desmanchando”, disse o profissional, que também agradeceu pelo aprendizado e pela parceria que teve com a equipe da startup. 

Outro funcionário, da área de Data Science, afirma que além dele, outros três cientistas de dados foram demitidos. 

A MadeiraMadeira

Fundada há 14 anos, a MadeiraMadeira conta com mais de três milhões de clientes pelo Brasil. A empresa inaugurou sua primeira loja física em Curitiba em março de 2020 e, até julho de 2021, havia pelo menos 65 lojas em diversos estados do país. 

Desde 2021, a MadeiraMadeira é um unicórnio, denominação utilizada para as startups que são avaliadas em US$ 1 bilhão ou mais antes de abrirem capital para a bolsa de valores.

Nota

“Nesta quarta-feira (15/03), a MadeiraMadeira comunicou o desligamento de alguns colaboradores que representam aproximadamente 5% do total de seu quadro de funcionários. A decisão faz parte de um movimento da empresa de revisar as estruturas com foco em ganho de eficiência. Agradecemos o esforço e empenho das pessoas dedicadas à empresa até esse momento.”

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima