Fique Esperto: Como funciona o score de crédito?

Claudia Silvano, do Procon, explica o que significa o score e como isso impacta na concessão de crédito para os consumidores

A concessão de crédito para os consumidores depende de uma série de fatores, entre elas o famoso score. Muita gente fica em dúvida sobre o que é exatamente essa métrica e como funciona, por isso a coluna Fique Esperto desta semana esclarece as dúvidas.

De acordo com a diretora do Procon Paraná, Claudia Silvano, o score é uma avaliação de risco feita pelas empresas por meio de métodos estatísticos.

“São ferramentas que quem está concedendo crédito usa para verificar se aquela pessoa que está pleiteando aquele crédito, aquele financiamento, vai ter condição de pagar”, diz.

Fique Esperto

Nessa ferramenta, é atribuída uma pontuação ao solicitante, baseado no histórico do comportamento de compra dos consumidores. Aqueles que têm ou tiveram alguma dificuldade para pagar dívidas ou ficaram inadimplentes, por exemplo, tendem a ter pontuação mais baixa.

Leia também: Mais um comprador da Copel é revelado: um bilionário indiano

Segundo Silvano esta avaliação não precisa de autorização do consumidor, mas ele tem direito de saber quais critérios impactaram em sua pontuação. “Não há obrigatoriedade da concessão de crédito. O banco não é obrigado, o varejo não é obrigado. Se aquele consumidor não tem o histórico tão favorável provavelmente venha a negativa e vai ser baseada nesse método, mas tem que esclarecer o consumidor”.

Saiba mais:

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima