Concurso arquitetônico e preocupação ambiental marcam novo prédio no Água Verde

Projeto, que foi entregue neste fim de semana, destinou 1,5% das vendas para projeto social

Uma visita ao Muda.WF, um prédio de apartamentos que acaba de ser entregue para os moradores no Água Verde, poderia servir como bom argumento para defender que mais construções sejam feitas via concurso de arquitetura. A construção, que mistura concreto aparente e densos jardins de plantas nativas, tem novidades literalmente desde a entrada até o terraço.

O prédio é o primeiro residencial da Weefor, uma incorporadora fundada por duas irmãs em Curitiba, que decidiu fazer uma chamada de projetos de arquitetura. Foram mais de cem propostas, tanto de Curitiba quanto de fora, e a solução escolhida foi a NN Arquitetos Associados, de São Paulo. Os apartamentos, entregues pela construtora Hiex, variam de 53 a 77 metros quadrados, além de uma cobertura de 112 metros quadrados. Quase tudo foi vendido na planta.

A ideia da Weefor, segundo a CEO, Maria Eugênia Fornea, era “democratizar o pensamento arquitetônico” – e funcionou. O projeto tem vários pontos que chamam a atenção. Talvez o principal seja a vista: mesmo num ponto do Água Verde que tem a paisagem basicamente dominada por prédios e asfalto cinza, a ideia de criar janelas amplas e um terraço com vista panorâmica funcionou surpreendentemente bem.

A sustentabilidade, como tem acontecido com várias incorporadoras, também entrou no centro da pauta. Em parceria com a Bloco Base, uma consultoria que ajuda em questões ambientais e de paisagismo, só plantas nativas foram escolhidas, incluindo várias em risco de extinção. Até a tinta, sem elementos voláteis perigosos, ajuda na redução de problemas de saúde.

Comunidade

Outra preocupação foi com o respeito aos direitos dos moradores. Do dinheiro obtido com as vendas, 1,5% foi destinado para um projeto social na Vila Joanita – uma iniciativa conjunta das incorporadoras Weefor, Altma, Hiex e Idee e da construtora RAC para regularizar as moradias de mais de 400 famílias que vivem no local.

A Weefor tem todo o cuidado com inclusão, o que leva a uso de linguagem neutra e a preocupações com igualdade de gênero dentro e fora da empresa. Você pode se perguntar o que isso tem a ver com arquitetura e moradia, mas bastou ver a comunidade que se formou quanto os moradores apareceram para receber suas chaves para ter a resposta. As pessoas pareciam realmente felizes por estarem fazendo parte daquele projeto.

Para quem quiser mais, o Muda.WF fica na Rua Pará, 900, no Água Verde. Agora, a incorporadora prepara um segundo prédio via concurso. Desta vez, será um empreendimento residencial de alto padrão na Av-. Sete de Setembro.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima