Wordle, o jogo gratuito que conquistou uma multidão na web, ganha versão em português

Você tem seis chances de adivinhar a palavra do dia, que tem sempre cinco letras, dentro de uma lógica simples e simpática

Deu no New York Times. O engenheiro de software Josh Wardle criou um jogo de palavras como uma forma de carinho para a mulher com quem divide a vida e as contas. É que ela curte esse tipo de coisa. Ele batizou o jogo de Wordle e entregou ao mundo sem cobrar nada, sem propagandas e sem coletar os dados de ninguém. É só um joguinho legal feito por amor. É que ele curte esse tipo de coisa.

No dia 1º de novembro de 2021, 90 pessoas experimentaram a brincadeira. Dois meses depois, no dia 1º de janeiro de 2022, mais de 300 mil fizeram o mesmo. Pois o Wordle virou uma sensação na web, a começar pelo Twitter.

A matéria do Times saiu em 3 de janeiro. No mesmo dia, o engenheiro do Google Fernando Serboncini publicou um post no Twitter que dizia apenas: “Fiz a versão em português do Wordle”, com o link: term.ooo. O sucesso do Termo foi (e é) tão impressionante quanto o do Wordle. Em duas semanas, mais de 200 mil pessoas estão acessando a página do jogo todos os dias.

Como funciona

Você tem seis chances de adivinhar a palavra do dia – que tem sempre cinco letras. E essa é uma das sacadas do jogo: ele libera apenas uma palavra por dia. O exemplo a seguir é de quinta-feira (20). O Termo e o Wordle não dão pistas. Em compensação, você pode demorar o tempo que quiser em cada partida.

Para começar, é preciso escolher uma palavra aleatória de cinco letras. AREIA, por exemplo, e clicar no enter. Toda vez que uma letra estiver no lugar certo, ela fica verde. Quando a letra fizer parte da palavra, mas estiver no lugar errado, ela fica amarela. No exemplo, a palavra tem A e R, mas os dois estão fora do lugar. Fui em frente e escrevi: RODAS. Descobri um O e acertei o lugar do A, mas o R continuou fora do lugar.

Na minha terceira tentativa, fui burro e escrevi PORTA. A burrice foi ignorar que o A já estava no lugar certo. Bom, se o R não estava no começo da palavra, nem no meio, só podia estar no fim. O termo em questão era um verbo. Nas duas chances seguintes, arrisquei BOTAR e VOTAR. Nada. Na última, acertei: NOTAR.

O criador

Em entrevista ao Plural, por e-mail, o paulista Fernando Serboncini explica que a grande maioria dos jogos de palavras criados por desenvolvedores independentes nunca é lançada em português porque eles precisam de um dicionário ou de um léxico de palavras. “E, infelizmente, não existe um dicionário de qualidade que seja aberto em português”, diz. Diferente de inglês, francês, espanhol e alemão. “Essa foi uma coisa que sempre me incomodou.”

Serboncini descobriu o Wordle no Twitter e começou a jogar no fim do ano passado. “Gostei do jogo e achava que as pessoas iam gostar também. Achei que essa poderia ser a oportunidade de resolver o problema de ter um dicionário. Daí, construí um dicionário de português e desenvolvi o jogo.” O dicionário deu um pouco de trabalho – e ainda dá. Mas o jogo, ele fez nos dois últimos dias de férias. “Mandei para alguns amigos quando terminei. Uma hora depois, já havia mais de 10 mil pessoas jogando.”

Termo e Wordle

Experimente jogar o Termo (em português) e o Wordle (em inglês) em qualquer navegador de internet. É só acessar a página e jogar. Cada um deles libera uma palavra nova por dia. Os dois são gratuitos, não têm anúncios nem pedem inscrição de qualquer tipo.

Sobre o/a autor/a

1 comentário em “Wordle, o jogo gratuito que conquistou uma multidão na web, ganha versão em português”

  1. Há mais de 40 anos, aprendi um jogo semelhante porém, um individuo contra outro, com números e estes, não podem se repetir e cada jogada e, são quatro algarismos. após cada jogada o conhecedor informa após a tentativa se, há algum número correto (BOM)ou correto porém na posição errada(REGULAR)
    A partir daí o desafiante vai trocando as posições dos algarismos até acertar. Quando o conhecedor do número informa ao desafiante o resultado de cada jogada, ele não informa qual é BOM ou REGULAR, então, o desafiante vai mudando as posições até chegar a BBBB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima