Greca quer saber como você se sente

Prefeitura de Curitiba gastou pelo menos R$ 140 mil para monitorar o humor dos curitibanos nas redes sociais

A Prefeitura de Curitiba quer saber como você se sente nas redes sociais. A instituição gastou pelo menos R$ 139.782,50 de janeiro a agosto de 2023 para monitorar o humor dos curitibanos nas redes sociais como Instagram e Facebook. A informação está nas notas fiscais emitidas relativas ao contrato milionário da prefeitura com a agência G/PAC Comunicação no período.

Segundo as notas fiscais, o serviço de monitoramento de humor e reações a postagens e assuntos relacionados a prefeitura nas redes sociais foi terceirizado para a Callcomplete Comunicação Digital, agência com sede em Curitiba e Lisboa, Portugal. No site da agência, o case da Prefeitura é descrito como “criação e pela inteligência de automação de Bots contínuos para a Prefeitura de Curitiba” no Whatsapp.

Mas as notas fiscais emitidas pela G/PAC em favor da Call Complete descrevem também o serviço de “monitoramento dos canais sociais da Prefeitura (Faceboo, Twitter, Instagram, Tiktok e Youtube), afim de aprofundar o conhecimento sobre o entendimento do cidadão relacionado as informações divulgadas”. Esse tipo de trabalho serve para detectar crises de imagem e orientar a produção de conteúdo para as redes sociais.

O trabalho da Callcomplete inclui também a “Análise de Sentimento”, um recurso que serve para perceber quando uma ação foi mal recebida e orientar conteúdos que possam mitigar isso. O contrato com a G/PAC e o trabalho da Callcomplete estão dentro do escopo da licitação de serviços publicitários da Secretaria de Comunicação da Prefeitura e não contém qualquer irregularidade.

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