Solidão inspira Alexandre Nero no álbum “Quarto, suítes, alguns cômodos e outros nem tanto”

Artista versátil, o ator curitibano Alexandre Nero lança seu quarto trabalho como cantor e compositor

O curitibano Alexandre Nero talvez seja mais conhecido como ator, mas ele também compõe e canta. “Quarto, suítes, alguns cômodos e outros nem tanto”, acaba de ser lançado nas plataformas de áudio. E é seu quarto trabalho solo como músico.

A gravação de “Quarto, suítes…” começou em 2018, durante um longo período de solidão no sertão nordestino, durante as gravações da série “Onde nascem os fortes”. Nesse contexto, ele compôs ao violão as canções “Lajedo do sertão” e parte de “Beleza na tristeza”. A experiência com essas duas composições foi o ponto de partida para gravar um novo álbum, todo de músicas próprias.

Entre as influências que marcam as 11 canções do álbum estão a depressão, pais e filhos, religião e política. Além, é claro, da pandemia.

Tempo próprio

O texto de divulgação do álbum compara a experiência de ouvir “Quarto, suítes…” com a de ver um filme em uma sala de cinema – trata-se de algo que tem um tempo próprio, que independe do que se passa do lado de fora.

Assim, Nero e o produtor Antônio Saraiva construíram um disco que procura derrubar estereótipos, pontuado por silêncios e um sentimento de calmaria.

(Foto: Reprodução)

Participações

Uma influência importante na formação musical de Alexandre Nero, Milton Nascimento participa do álbum na faixa “Em guerra de cegos”. Já na faixa “Miseráveis”, a participação especial é de Elza Soares (1930–2022).

 O álbum traz ainda uma parceria inédita com o compositor Aldir Blanc, que já vinha se desenhando há algum tempo. A convite do curitibano, Blanc enviou um texto para Nero musicar. O resultado da colaboração é “Virulência”, assinada por Blanc, Nero e Saraiva, e com versos como: “Que falta me faz meus pais. Que falta nos faz a paz. Que falta nos faz um país. Na falta de ar, um governo deserto”.

Por fim, todos os arranjos de corda do álbum foram gravados pela St. Petersburg Studio Orchestra, em São Petersburgo, na Rússia.

Onde ouvir

“Quarto, suítes, alguns cômodos e outros nem tanto”, de Alexandre Nero, está disponível em várias plataformas de áudios. Confira aqui.

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima