Hamilton Bettes: uma vida de ensinamentos

Professor de Geografia, marcou a vida de muitos ex-alunos

Faleceu, nesta segunda-feira (11), o professor Hamilton Bettes Junior, aos 76 anos. O velório acontece nesta manhã de terça-feira (12), no Memorial Luto Curitiba. Às 16h está prevista uma cerimônia de despedida. Ele deixa esposa, cinco filhos e seis netos.

Professor Hamilton tinha problemas cardíacos e passou mal no domingo (10). Preferiu aguardar o dia seguinte para buscar atendimento médico e quando chegou ao hospital Nossa Senhora das Graças teve um infarto fulminante.

A partida foi inexplicável para a família. Fábio Bettes, que também é professor, fala do pai com orgulho e consternação. “Ele se aposentou em 2017, mas de lá para cá publicou 12 livros. Uma nova coleção deve sair em breve. Continuou ensinando mesmo fora de sala de aula”, lamenta.

Hamilton lecionou Geografia por 45 anos no Curso Positivo. Pelas redes sociais ex-alunos relembraram a importância do educador na vida e carreira dele. Foram mais de mil reações ao comunicado do falecimento feito por meio das redes sociais de Fábio.

“Meu sentimentos, Fábio Bettes. Fui aluna de vocês dois e adorava as aulas do professor Hamilton. Quanto conhecimento compartilhado”. “Um professor inesquecível”. “Seu pai deixa um legado imenso em Curitiba. Todos que eu conheço que tiveram aula com ele têm excelentes recordações”, publicaram os ex-alunos.

O vereador professor Euler (MDB), genro de Hamilton, também usou as redes sociais para se despedir. “Durante os 25 anos que tive o privilégio de conviver contigo tivemos muitas passagens inesquecíveis e até embates de ideias. O respeito mútuo, no entanto, fez com que nossa amizade só aumentasse cada vez mais (…) Agradeço a Deus por ter me dado a oportunidade de dividir grandes momentos com você! Fica com Deus, meu colega, meu amigo, meu sogro.”

O professor Renato Mocellin, de História, foi colega de Hamilton por 35 anos. Ele relembra o bom-humor e a generosidade do amigo. “Ele era acima de tudo uma pessoa generosa. Um amigo invejável, tolerante, alguém que sabia respeitar as diferenças.”

Juntos, viajavam de carro até Joinville, em Santa Catarina, onde também leciona o professor de biologia Augusto Borba. “É uma perda muito sentida. Ele era um ídolo para mim, me ajudou muito na minha carreira. Ele foi professor do meu filho e eu do filho dele. Então o que eu tenho são muitos agradecimentos ao Hamilton, que foi meu chefe, paranista como eu e um cara incrível.”

O Curso Positivo emitiu uma nota de pesar. Leia a íntegra:

“O Curso Positivo manifesta profunda tristeza com o falecimento do professor Hamilton Bettes Júnior. Desde 1973, Hamilton atuava no Curso, em outras instituições de Ensino Médio, além do Ensino Superior. Ele se dedicou ao ensino de Geografia para mais de 250 mil alunos somente no ensino pré-vestibular. Entre o seu legado, destaca-se uma imensa obra com mais de 20 livros didáticos publicados, com tiragem que soma mais de 800 mil exemplares vendidos. Somente nos últimos cinco anos, Hamilton produziu 12 novos títulos e uma coleção de livros de Geografia que está em edição final para publicação, o que o torna um dos maiores e principais escritores de livros didáticos do mundo.

O Curso Positivo perde um grande professor, mas o legado deixado por ele para a educação vai continuar inspirando a todos que conviveram com ele.

Aos colegas de profissão, ex-alunos, alunos, familiares e todos que puderam conviver com ele, nossos sinceros sentimentos.”,

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima