Sequência de “O Conto da Aia” é favorita ao Booker

Margaret Atwood e Salman Rushdie estão entre os 13 finalistas

Margaret Atwood de repente se viu no papel de celebridade literária. A romancista canadense, de 79 anos, há muito respeitada nos círculos literários, chamou a atenção do grande público quando seu romance “O Conto da Aia” foi adaptado para a tevê e virou um enorme sucesso.

Num momento de ascensão do feminismo, a parábola sobre um reino em que as mulheres vivem uma distopia, perdendo direitos num grau absurdo, se transformou num símbolo social, mais do que literário – ganhou prêmios e inspirou uma segunda temporada que nem havia sido escrita pela autora.

Agora, Atwood lança a continuação da história do reino de Gilead. Chamada “The Testaments”, o livro ainda nem foi lançado e dizem estar debaixo de sete chaves. Mas já emplacou como favorito na lista de finalistas do Booker, o mais importante prêmio literário concedido a uma só obra (o Nobel é dado pelo conjunto da carreira).

A lista inicial de indicados saiu nesta quarta e o livro de Atwood está sendo visto como o que tem mais chances de ganhar o prêmio, que será revelado em outubro. A escritora, caso vença, seria a terceira na história a levar o prêmio duas vezes: venceu em 2000 por “O Assassino Cego”. Até hoje, só J. M. Coetzee e Hilary Mantel conseguiram a façanha de vencer o Booker em dois anos.

Outro que já venceu o prêmio e está entre os indicados é Salman Rushdie, que lançou uma versão própria do Dom Quixote. Veja abaixo a lista dos indicados.

Margaret Atwood, “The Testaments”

Kevin Barry, “Night Boat to Tangier”

Oyinkan Braithwaite, “My Sister, The Serial Killer”

Lucy Ellmann, “Ducks, Newburyport”

Bernardine Evaristo, “Girl, Woman, Other”

John Lanchester, “The Wall”

Deborah Levy, “The Man Who Saw Everything”

Valeria Luiselli, “Lost Children Archive”

Chigozie Obioma, “An Orchestra of Minorities”

Max Porter, “Lanny”

Salman Rushdie, “Quichotte”

Elif Shafak, “10 Minutes 38 Seconds in This Strange World”

Jeanette Winterson, “Frankissstein”

Sobre o/a autor/a

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Plural se reserva o direito de não publicar comentários de baixo calão, que agridam a honra das pessoas ou que não respeitem níveis mínimos de civilidade. Os comentários são moderados por pessoas e não são publicados imediatamente.

Rolar para cima